Diretoria da APPMBA participa de reunião na SERIN

Postada, 29 de abril de 2023 às 20h24

Na manhã deste sábado, 29, a presidente da APPMBA, Cb PM Alaíce, o Coordenador do Núcleo de Orientação Financeira (NOF), Sd PM Adelmo, e o Coordenador de Interior, Sgt PM Roque Santos, e a assessora do DIEESE, Ana Georgina da Silva Dias, participaram de uma reunião na Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia(SERIN), a convite do Secretário da pasta, Luiz Carlos Caetano, com as participações do Secretário Estadual de Administração, Edelvino Góes, do Superintendente de Recursos Humanos Adriano Tambone, do chefe de Gabinete Jonival Lucas da Silva Júnior e da assessora da SERIN, Kelly Costa. 

A APPMBA entende que ao convocar a entidade para reunir antes de enviar o projeto para ALBA foi uma clara sinalização do reconhecimento do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, sobre o importante papel que os militares estaduais desempenham na sociedade baiana, fazendo-se justa e necessária a valorização desses profissionais. 

Ao abrir esse espaço para a associação, nós, enquanto representantes das praças militares estaduais, percebemos a sensibilidade do governo para com a categoria e acreditamos que é o início de uma gestão que tende a ser bem-sucedida, pois considera a interlocução com os trabalhadores e seus representantes associativos.

O gesto do governo indica que as associações podem ser parceiras na construção de proposituras que busquem não só uma solução para a questão da valorização da categoria, mas, também, para as questões de políticas públicas de segurança, que de fato importam para uma melhor prestação do serviço aos baianos.

Na oportunidade pleiteamos algumas demandas, dentre elas a instalação da mesa permanente de negociação, equiparação do CET, programa habitacional, reajuste do honorário de ensino, pagamento do percentual inflacionário represado, nova lei de promoções com critérios objetivos, aumento de vagas para promoções das praças PM/BM. E, diante do que foi apresentado pela área sistêmica, apresentamos como propostas: equiparação do CET das praças para o percentual de 125%; Reajuste do Honorário de Ensino; Recomposição das perdas dos últimos 8 anos, contemplando ativa e veteranos.

Em razão da audiência com as associações dos militares estaduais, o governo recuou quanto ao 
encaminhamento do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa (que ocorreria na sexta-feira, 28), adiando seu envio, provavelmente, para a próxima terça-feira (2/05).

A nossa expectativa é que diante do que foi apresentado e argumentado pela diretoria da APPMBA o governo tenha mais sensibilidade e envie para Assembleia um projeto que atenda os anseios da categoria. 

A presidente, Cb PM Alaíce, pontua que, enquanto membro da UNIPROSEG (União dos Profissionais de Segurança Pública da Bahia), defende uma valorização que recomponha as perdas dos últimos 8 anos e contemple os militares da ativa e os veteranos.

Seguimos representando com responsabilidade e atentos às demandas dos militares estaduais da ativa e veteranos. 

Comente!

 

 



 

Utilizamos cookies para lhe oferecer uma melhor experiência em nossas páginas. Ao clicar em " OK " você concorda e continua navegando.