Ações em 2017

Presidente da APPMBA apresenta demandas da tropa ao comandante geral

Postado: 27/12/2017 17:07
Sempre atento às  reivindicações da tropa, o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos acompanhado do Sgt PM Lima, do Sgt PM Jackson e do Cb PM Fernando, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 27, com o comandante geral da PMBA, Coronel PM Anselmo Brandão e apresentou uma pauta de demandas que vem recebendo da  tropa conforme diálogos estabelecidos no dia a dia em visitas às unidades e durante as viagens  realizadas ao interior do estado. 

Entre os assuntos abordados citou questões como, o concurso interno para sargentos, o cronograma para o curso especial de sargentos e cabos, o concurso para oficiais do  QOA, auxílio transporte e integração metrô - ônibus, a suspensão da concessão do pedágio para policiais que trabalham na 51 CIPM (Conde) que  moram em Salvador e Região Metropolitana  e lei de promoções.

Sobre o concurso interno para sargentos PM, assunto que tem ganhado destaque nas redes sociais, o comandante afirmou que não tem nada definido sobre o concurso, mas, é uma vontade da sua gestão que isso aconteça e que inclusive,  está amparado na legislação atual. 



Salientou ainda que a referida situação está em estudo e que só terá um posicionamento a partir do primeiro trimestre de 2018. “Com base nos estudos quem vem sendo feito,  se houver o concurso, não haverá  prejuízos aos atuais e futuros cabos devido a vários sargentos estarem indo para  reserva, sendo promovidos a sub tenentes e existir  vagas o suficiente”.

Referente ao cronograma para os cursos de sargentos e cabos, Coronel Anselmo informou que  está sendo finalizado e será publicado neste mês janeiro. 

Ao ser questionado  quando seria o próximo concurso para oficiais do QOA e sobre  a necessidade de aumentar o número de vagas para o concurso devido os prejuízos que vários sub tenenetes e sargentos sofreram por passarem vários anos sem a possibilidade de ascensão na carreira, o comandante ressaltou que o edital será publicado neste próximo mês  para 180 vagas e que será 90 por antiguidade e 90 por mérito intelectual e  que não existe  condições de aumentar o número de vagas devido as condições orçamentárias.



Outra demanda da tropa que mais uma vez não poderia ficar de fora foi o pagamento do auxílio transporte aos policiais e a integração metrô - ônibus para aqueles que utilizam o SMART CARD que segundo o dirigente da pasta, já ficou definido ser finalizado e a integração está em negociação entre o governo e empresários do setor.

Quanto a suspensão da concessão do pedágio para os policiais que trabalham na 51 CIPM (Conde), o comandante   informou que está negociando com a CLN afim  de resolver a referida demanda.

Destacando  a cassação de proventos de inatividade que continua no Estatuto, Sgt Roque Santos disse durante a reunião que a APPMBA vem tendo uma luta juntamente com alguns deputados aliados a Entidade para mudar essa lei e pediu ainda apoio a Coronel Anselmo que afirmou dar atenção ao pedido e que tem  cumprido as decisões por força da lei.



Por fim, também foi abordada a  necessidade das associações poderem participar das discussões acerca da nova lei de promoções, mas Coronel Anselmo comentou que a  minuta está sendo construída e quando estiver pronta dará conhecimento as associações.



Diretoria da APPMBA marca presença na formatura de sargentos do CBMBA

Postado: 15/12/2017 16:44
A diretoria da APPMBA participou na manhã desta sexta-feira,15, no Complexo de Ensino e Instrução de Bombeiros - CEIB, em  Simões Filho, da Solenidade de Conclusão do Curso Especial de Formação de Sargentos Bombeiros Militares - 2017.1. 



Na oportunidade, o presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos parabenizou o comandante do CBMBA, Cel BM Francisco Teles por continuar mantendo a política de valorização dos praças através das promoções e desejou   a todos os novos sargentos, sucesso em sua nova trajetória. 

Participaram da solenidade o presidente Sgt PM Roque Santos, o presidente do conselho fiscal, Sgt PM  Adroaldo, o coordenador do departamento jurídico, Sgt PM Lima e o diretor do Clube Social de Lauro de Freitas, Sgt PM Roque Neves.



Em encontro de regionais, diretores realizam balanço da gestão Justiça Social

Postado: 24/11/2017 19:12
Aconteceu na última terça-feira,21, em Jequié, o encontro entre os diretores das oito regionais da Entidade, espalhadas pela Bahia.

De acordo com o presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, o objetivo do encontro foi avaliar o trabalho da gestão e efetuar um planejamento para o próximo exercício financeiro. 



Segundo o presidente, também  foi discutida a adoção de medidas para fazer frente aos prejuízos financeiros causados pelo bloqueio dos recursos da instituição executado pelo Ministério Público devido os Movimentos Paredistas de 2012 e 2014, assim como, abordado ainda a questão dos danos provocados  pelo Governo do Estado que através de um Decreto e uma Portaria da Secretaria de Administração, determinou o recadastramento de todos os associados em curto espaço de tempo, suspendendo assim, o desconto da mensalidade de centenas de associados.




Associações dos militares estaduais criará substitutivo ao projeto que reajusta o soldo da tropa

Postado: 15/11/2017 15:02
Em mais uma rodada de discussões sobre o Projeto de Lei 22549/2017 que trata sobre o reajuste do soldo da tropa, as Associações dos praças e dos oficiais militares estaduais se reuniram na tarde de ontem, 14, na Sede da Força Invicta. 

Inconformados com a proposta do atual projeto, as lideranças deliberaram pela criação de um substitutivo que será produzido a partir de uma comparação  salarial da tropa ao longo destes doze anos de governo, onde serão apontadas as perdas salariais da categoria. 
Posteriormente, o documento será anexado a uma Carta Aberta que será entregue ao governador Rui Costa. 


Para que seja ajustado no projeto aquilo que foi retirado da categoria pelo governo anterior, as  Entidades propuseram a  reinclusão da data base, o descongelamento  da GAP, a extensão da GAP V para os inativos, o aumento na GAP e no Soldo, a inclusão do auxílio transporte e periculosidade e a isonomia na PM. 
Ainda na ocasião, os representantes aprofundaram o diálogo sobre a criação da Federação dos Militares do Estado da Bahia que vai congregar todas as entidades do estado, com o objetivo de fortalecer e unificar os direitos da tropa. 

Estiveram presentes no encontro lideranças da APPMBA, ABSSO, Força Invicta, APRATEF e ABME. 
A APMO não compareceu mas tem deliberado junto ao grupo.




Academia disponibiliza descontos para associados da APPMBA

Postado: 14/11/2017 12:18
Visando o bem estar dos seus associados, na prática de atividades físicas, a APPMBA fecha parceria  com a Academia Monumental Fitness. 

Os sócios terão descontos nas filiais do Imbuí, Pernambués e Caminho de Areia, no Plano mensal , semestral e anual. 

Para usufruir do benefício, os filiados deverão exibir o ofício de apresentação que poderá ser retirado na sede da APPMBA, no Caminho de Areia.

Para outras informações, contatar com a Monumental Fitness através dos telefones: Imbuí: (71) 3012-6006 - Rua do Beija-Flor, 209.
Pernambués: (71) 3432-1722 - Rua Thomaz Gonzaga, 219. 
Caminho de Areia: (71) 2137-3599 - Av. Caminho de Areia, 72.



Associações representantes dos militares estaduais se reúnem para discutir o reajuste no soldo da categoria

Postado: 13/11/2017 21:37
Representantes das Associações dos praças e dos oficiais militares estaduais, se reuniram na manhã desta segunda-feira, 13, na Sede da APPMBA, no Caminho de Areia, para discutirem sobre o Projeto de Lei 22549/2017 que trata sobre o  reajuste do soldo da categoria.

Na oportunidade, as lideranças  demonstraram serem favoráveis ao reajuste do soldo, mas contra o congelamento da GAP, pontuando também que vão buscar a redução do prazo para vigência de novembro/2018 para abril/2018, a manutenção da data base( abril), o reajuste  da Gap (revogando o artigo 33 da lei 10962/2008) e a manutenção da proposta do reajuste do soldo.



Ainda no encontro, foi decidido pelos representantes que será criada a Federação dos Militares do Estado da Bahia.

Para que seja formalizada a  proposta das  Entidades ao governo, nesta terça-feira,14, ocorrerá uma nova reunião.

As Associações que não puderam estarem presentes  hoje, estão  convidadas a comparecerem amanhã, para tratarem das referidas questões com mais amplitude.

Participaram do encontro, lideranças da  APPMBA, ABSSO, Força Invicta, ASPOJER, APRATEF e ABME. 

JUNTOS PODEMOS MAIS!



9ª Regional da APPMBA será implantada no Recôncavo baiano

Postado: 01/11/2017 12:14
Com o objetivo da abertura da 9ª Regional da APPMBA, a diretoria da Entidade se reuniu nesta terça-feira, 31, em Santo Antônio de Jesus, com os advogados Marcio Garcia e Fábio Santana, ambos representantes  do  escritório de advocacia Santana e Garcia advogados associados.

De acordo com o presidente, Sgt PM Roque Santos, em  breve os associados da referida cidade e de todo o Recôncavo  baiano irão contar com mais uma ferramenta em defesa dos direitos e condições de trabalho dos policiais e bombeiros militares da Bahia.

Além do presidente, Sgt PM  Roque Santos, participaram da reunião o vice presidente  e vereador de Jequié, Sd PM  Gilvan Santana, o coordenador das Regionais, o diretor jurídico, Sgt RR Lima, o  presidente da Regional de Jequié, Cb PM Gilson e o  Sgt PM Vinicius.



Clube Social disponibiliza modalidades esportivas para associados e dependentes

Postado: 25/10/2017 07:53
Prezado (a) Associado (a), 

Informamos que o nosso Clube Social, em Lauro de Freitas, disponibiliza de modalidades  esportivas para você e seus dependentes. 

Para informações sobre inscrições, vagas e descontos, por gentileza contatar com os telefones dos respectivos responsáveis abaixo. 

KARATÊ
Segundas e quartas - feiras
Das 18h30 às 19h20
Prof. Ricardo 
Tel: (71) 9 8899-5325

AIKIDO
Segundas e quartas - feiras
Das 19h às 20h
Prof. Uerlison 
Tel: (71) 9 8622-5839

NATAÇÃO INFANTIL
Terças e quintas - feiras
Das 8h10 às 9h
Das 16h às 16h50
Prof. Ricardo 
Tel: (71) 9 8899-5325

HIDROGINÁSTICA E NATAÇÃO ADULTO
Terças e quintas -feiras
Das 7h10 às 8h
Das 19h às 19h50
Prof. Ricardo 
Tel: (71) 9 8899-5325

TREINAMENTO FUNCIONAL 
Terças e quintas -feiras
Das 6h10 às 7h
Das 20h às 20h50
Prof. Ricardo 
Tel: (71) 9 8899-5325

ESCOLINHA DE FUTEBOL
Terças e quintas -feiras
Das 8h30 às 10h30
Das 14h30 às 17h
Prof. Cleber Carioca 
Tel: (71) 9 9233-6113



APPMBA e SESC fecham parceria

Postado: 24/10/2017 12:20
A APPMBA está de parceria nova. Os associados da Entidade contam agora com os benefícios  oferecidos  pelo Serviço Social do Comércio – SESC-BA que contempla programas / atividades como: ações de cultura, atividades de lazer e turismo social.

Destacando as ações de cultura, o conveniado disponibiliza bibliotecas, exposições, cursos de teatro e dança. Já na modalidade atividades de lazer, o SESC oferece cursos físico-esportivos (vôlei, natação, hidroginástica) e recreação. Em turismo social, o sócio pode usufruir de hospedagem (verificar disponibilidade no SESC PIATÃ e no GRANDE HOTEL SESC ITAPARICA), day-use (verificar disponibilidade no GRANDE HOTEL SESC ITAPARICA), passeios e excursões ( verificar disponibilize no SESC PIATÃ, SESC AQUIDABÃ, SESC Feira de Santana, SESC Vitória da Conquista, SESC Santo Antonio de Jesus, SESC Barreiras, SESC Jequié, SESC Alagoinhas, SESC Jacobina e SESC Porto Seguro).

Para emissão da credencial, o associado deve comparecer em nossa SEDE em Salvador ou em uma das nossas Regionais para retirar o ofício de encaminhamento e posteriormente se dirigir em uma das unidades SESC munido dos seguintes documentos com xerox. 

Sócio titular: Identidade funcional, último contracheque , comprovante de residência e foto 3x4.  

Dependentes cônjuges: RG, CPF, foto 3x4 e certidão de casamento. 

Filhos: menores de 18 anos apresentar  certidão de nascimento, maiores de 12, RG, CPF e foto 3x4.

Quanto aos horários e dias de acesso, atente-se!
 
SESC PIATÃ – Acesso de terça a sexta-feira (exceto feriados, no horário de expediente da unidade); hospedagem (diariamente, mediante reserva);
 
SESC AQUIDABÃ – Acesso de segunda a sexta-feira (exceto feriados, no horário do expediente da unidade);
 
Grande Hotel SESC ITAPARICA – Hospedagem (diariamente, atendimento 24h e Day-use (R$ 36,00 por pessoa, aceita cartão de crédito e débito) (diariamente das 10h as 18h);
 
Demais Unidades do Interior – Acesso de terça a sábado (exceto feriados, no horário de expediente das unidades).

TELEFONES:
 
SALVADOR
AQUIDABÃ: (71)3254-3958
COMÉRCIO: (71)3254-3925
NAZARÉ: (71)3254-3915
PELOURINHO: (71)3367-8518
RUA CHILE: (3324-4507
 
INTERIOR
BARREIRAS: (77)3611-6610
FEIRA DE SANTANA: (75)3622-1550
JEQUIÉ: (73)3525-0034
PAULO AFONSO: (75)3282-6377
JACOBINA: (74)3621-9292
ALAGOINHAS: (75)3422-5493
SESC PORTO SEGURO: (73)3268-3413
SANTO ANTÔNIO DE JESUS: (75)3162-1722
VITÓRIA DA CONQUISTA: (77)3426-3131
GRANDE HOTEL SESC ITAPARICA: (71)3631-8300/8301



Convênio garante desconto em Pós-graduação para associados e dependentes

Postado: 20/10/2017 11:31
A APPMBA fecha parceria com a Empresa Núcleo 7 Projetos e Gestão Educacional que garante aos associados e dependentes concessão de desconto de 20% em Cursos de Pós-graduação.

A empresa disponibiliza três Pós-graduações:  Direito Militar,  Gestão de Segurança Pública e Direito Administrativo com carga horária de 540 horas (18 meses) e turmas iniciando em 25 de novembro/2017 no campus da FBB - Facudade Batista Brasileira.

Para informações e inscrições, por gentileza contatar   com  Dra. Talize Moutella através dos telefones (71) 991142435 / 993996144 ou escritório da Núcleo 7 na Avenida ACM, Edf. Servi Center - Itaigara (71) 3037-9777 / 98732-8951.



APPMBA realiza festa em homenagem ao Dia das Crianças

Postado: 16/10/2017 19:19
Brincadeiras, sorteios, distribuição de brinquedos e muita música. Esse foi o mix de atrações formado pela APPMBA para comemorar o Dia das Crianças, no Clube Social da Entidade, em Lauro de Freitas. 



Garantindo alegria e descontração aos filhos dos associados, o evento foi mais uma iniciativa da Entidade para fortalecer o elo de amizade e integração entre as famílias. 


De acordo com o presidente, Sgt PM Roque Santos, a festa foi pensada de forma estratégica para que não apenas as crianças pudessem aproveitar, como também seus familiares. “Em tudo que fazemos temos como lema fortalecer os vínculos através da união e por este motivo que pensamos  em cada detalhe da festa  com carinho. Estamos felizes com o sucesso do evento e principalmente em  ter proporcionado aos que marcaram presença, um momento de lazer e entretenimento”.




APPMBA celebra 58 anos de existência

Postado: 16/10/2017 16:16
Reunindo associados, familiares e amigos, a APPMBA realizou  na manhã de ontem,15, uma Sessão Magna para celebrar seus 58 anos de existência.



O evento teve início com a celebração de uma Missa, posteriormente a apresentação do Relatório de Atividades pelo presidente da Casa e ao final foi aberta a plenária para os associados se manifestarem.


Participando do evento, o Sd PM Bruno Azevedo destacou a excelência no trabalho da gestão Justiça Social em prol dos associados.”Eu tenho orgulho de ser representado por uma entidade que se importa com o sócio, que briga pelas causas dele, que luta pelos seus direitos, que sabe representar o público o qual eu estou inserido”.



Reafirmando o compromisso de seguir na luta pelos ideais da tropa, o presidente, Sgt PM Roque Santos salientou que apesar das dificuldades, ele se manterá em retidão e fará o que estiver ao seu alcance para lutar pelos anseios da tropa e pelo desenvolvimento cada vez mais da Associação. “Enquanto membro desta diretoria,  não hesitarei, não medirei esforços para manter essa Casa firme e forte, quebrando barreiras e dando o melhor para seus associados. A gente entende que o melhor que podemos oferecer aos nossos associados é eles se sentirem bem representados e poderem confiar em uma entidade que lhe atende, que lhe socorre e que seja de verdade, a sua Casa”.



Presidente da APPMBA participa de visita ao Complexo Penitenciário da Mata Escura e verifica condições de instalação dos policiais custodiados

Postado: 04/10/2017 17:46
O presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, junto com o deputado estadual Marcelino Galo e membros da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, o superintendente da SEAP, Major Júlio Cesar, o coordenador de Custódia da PM, Major Ebener, a defensora pública Fabíola Pacheco e outros membros do Comando da PM em nosso estado, participou na manhã de ontem,3, de uma visita ao Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. 

O principal objetivo da visita foi verificar a situação dos presos custodiados que estão provisoriamente no presídio, em virtude do Batalhão de Choque da Polícia Militar, em Lauro de Freitas, aonde esses militares cumpririam pena, está em obra, a ser finalizada em dezembro. 

Após a visita, o presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, ressaltou que vem acompanhado os  policiais que estão nesta conjuntura, e que no presídio do Batalhão de Choque, as condições eram sub humanas e que se fazia necessária a reforma. “Por termos conhecimento da referida situação e por entendermos que o  local era impróprio, resistimos  muito a transferência deles para o Complexo Penitenciário. Mas, após várias  reuniões  com o comandante geral e com o corregedor e que ficou comprovado não haver local adequado para acolhe-los,  tivemos a garantia de que, no período da reforma, eles ficariam em uma espaço disponibilizado provisoriamente pela SEAP”.

O presidente destacou ainda que, após a transferência dos policiais custodiados, houve reunião com os mesmos e posteriormente com seus familiares, oportunidade em que  a Entidade registrou suas demandas e apresentou ao comandante geral e ao corregedor. “Com o objetivo de buscar sempre condições dignas para os policiais que estão neste contexto, nós abraçamos cada reivindicação e levamos ao conhecimento dos órgãos responsáveis. A partir da visita que realizamos, nós constatamos  que cerca  de 95% dos nossos pleitos foram atendidos,  o que possibilitou transmitir confiança à eles. Aquilo que ainda não foi resolvido, estamos ajustando de acordo as necessidades e possibilidades”, enfatizou.



Copa de Futebol Society SD Lino Pitanga Filho teve início no último sábado, 30

Postado: 02/10/2017 16:20
Chegando na sua 12ª edição, teve início no último sábado,30, no Clube Social da APPMBA, em Lauro de Freitas, a Copa de Futebol Society "SD Lino Pitanga Filho". 



Promovido pela APPMBA, o campeonato conta com 32 equipes inscritas na competição e  é o maior evento esportivo entre os policiais e bombeiros militares baianos.



Antes da bola rolar, as equipes que iriam se apresentar na primeira partida, se reuniram no centro da Arena Capinan, para a execução do canção Força Invicta, hino da Polícia Militar da Bahia e do hino nacional brasileiro. Logo após fizeram um minuto de silêncio em memória ao subtenente Fabiano Fortuna e Silva, de 40 anos, falecido na última quinta-feira , 28. 



Com a bola rolando, a surpresa ficou por conta da 47ª CIPM que apresentou  um futebol consistente e abriu o marcador nos primeiros segundos do jogo. Logo após cedeu ao empate mas seguiu dominante até o final da partida vencendo a atual campeã, o Esquadrão Águia  por por 5 X 3. Posteriormente foi a vez do 18ºBPM entrar em campo enfrentando  a 3ª/12ª CIPM vencendo  por 3 X 2.


Para o presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, a copa tem como principal objetivo promover um momento de descontração e fortalecer a amizade entre os  policiais, bombeiros e familiares das diversas unidades participantes. “O evento é uma excelente oportunidade de reencontro para os participantes, que devido a rotina do trabalho, muitas vezes acabam se afastando”. 


Falando sobre as expectativas para a 12ª edição do torneio, o diretor de Esportes, Cultura e Lazer da Entidade, Sgt  PM Jackson de Castro, agradeceu a todas as equipes que,  acreditando na seriedade e organização do campeonato, mais um ano se inscreveram salientando  ainda que espera que a Copa não seja apenas uma oportunidade de diversão, mas de socialização e integração.”Agradeço aos membros de cada equipe que confiam e acreditam em nosso trabalho e reforço que o nosso objetivo maior é congregar a tropa através do futebol que não apenas contribui para uma melhor qualidade de vida aos seus participantes, como também, funciona como alternativa de lazer e entretenimento para aqueles que são acometidos ao desgaste da profissão”.



14º Campeonato da APPMBA - 1ª Regional teve início nesta sexta-feira

Postado: 29/09/2017 16:45
Aconteceu na manhã desta sexta-feira,29, a abertura do 14º Campeonato promovido pela APPMBA - 1ª Regional / Ilhéus.


Na partida de abertura, a CAERC venceu a 68ª CIPM por 2X 1. Já a 70ª CIPM venceu a 69ª CIPM por 3X1.


De acordo com presidente da APPMBA 1ª Regional / Ilhéus,  Sgt PM Gerson Mendes, um dos principais objetivos do evento  é integrar os policiais e bombeiros militares de forma que tenham entretenimento, saúde, lazer, esporte e diversão. 




Implantação da GAP no nível V

Postado: 29/09/2017 11:07
Comunicamos que através  do nosso Departamento Jurídico, mais 41 associados inativos (reserva e reforma), tiveram a GAP V (Gratificação de Atividade Policial Militar) implantadas.O benefício já está nos contracheques do mês de setembro para os autores. A diferença, para quem percebe a GAP no nível III, é de R$1.829,29. Vejam abaixo a relação  dos contemplados no Processo nº: 0003554-74.2013.8.05.0000. 

Impetrantes: Acacio Santana Silva Filho, Adroaldo Cardoso da Silva, Aecio de Jesus Oliveira, Ailton José dos Santos, Ailton Pacheco Dias, Alberico dos Reis Soares, Alexandre Alves, Alguede de Jesus Souza, Almir Moraes dos Santos, Altino dos Santos Carvalho, Amado França Queiroz, Amilton Evangelista Sousa, Antonio Alves da Cruz, Antonio Carlos Amancio, Antonio Carlos da Silva, Antonio Carlos de Jesus Martins, Antonio Carlos Nunes de Assis, Antonio Carlos Nunes de Souza, Antonio Cezar Batista Trindade, Antonio Costa Silva, Antonio de Jesus Cruz, Antonio de Souza Santos, Antonio Ferreira Costa Filho, Antonio Harts de Souza, Antonio Jorge de Souza, Antônio Jorge Lima Gonçalves, Antonio Jorge Lopes da Silva, Antonio Jose dos Santos, Antonio Jose Ribeiro, Antonio Luiz Alves de Melo, Antonio Luz Oliveira, Antonio Manoel Rodrigues, Antonio Marques Santos, Antonio Raimundo Souza do Espirito Santo, Antonio Roberto de Jesus Adorno, Antonio Rosa dos Santos, Antonio Santos Borges Filho, Arioval Almeida Santos, Arismar Silva de Sousa, Arnaldo Ferreira de Alcantara, Augusto Marques de Azevedo Filho, Aurelino Lorens Santos Filho e Benivaldo Nascimento da Silva 

Impetrado: Secretário da Administração do Estado da Bahia Advogados: Paulo José Campos Lôbo e Milene Costa Miranda Relator: Edmilson Jatahy Fonseca Júnior.



Reajuste da GAP no percentual de 34,06% e 17,28%

Postado: 28/09/2017 08:55
Tendo em vista o transito em julgado do processo 006244726.2011.8.05.0001 que julgou procedente o pedido da ação ordinária para condenar o Estado no pagamento do reajuste da gratificação de atividade policial (GAP), segundo percentual da revisão dos soldos implementada pela Lei nº 7.622/00 e a Lei nº 10.558/07, nos vencimentos dos autores abaixo relacionados no percentual de 34,06% (trinta e quatro vírgula seis por cento) e 17,28% (dezessete vírgula vinte e oito por cento), devidamente atualizada, a partir de 29/06/2006, solicitamos aos associados, que mantenham contato conosco, munidos dos contracheques de junho de 2006 a setembro de 2017, sendo 06 de cada ano (três do primeiro e três do segundo semestre), para serem devidamente orientados com relação a elaboração dos cálculos do valores retroativos conforme a sentença.

Autores: Edna Maria da Silva Santana, Jailton Correia, Helenilton Valentino dos Santos, Antonio Carlos Gomes de Santana, Edson dos Santos Moreira Filho, Paulo Roberto Marques Vidal, Jonas Ribeiro Santos, Antonio Evangelista Cerqueira, Aristotelino Silva dos Santos, Nivaldo Paranagua de Sousa, Hernandes Factum Santos Silva, Nilberto de Jesus Carvalho, Monica Reis Teixeira e Teixeira, Neide dos Santos Santana Soares, Reginaldo Francisco dos Santos, Jaime Pereira de Souza, Miguel Souza Lima, Gerson Barbosa Daltro, Antonio Carlos Costa e João Carlos Silva.  



Diretoria da APPMBA apresenta demandas da tropa ao FUNPREV

Postado: 22/09/2017 15:48
Em mais uma reunião para apresentar demandas dos seus associados, a diretoria da APPMBA esteve reunida na manhã desta quinta-feira, 20, com representantes do  FUNPREV.

Entre os assuntos apresentados, a diretoria cobrou celeridade na implantação das ações judiciais  transitada em julgado, agilidade no  andamento dos processos de reserva dos PMs e BMs nos pontos em que são da sua competência, e ainda tratou de questões como, a atualização no andamento  dos processos de reserva no portal do servidor. 

Após registar todas as demandas, a diretoria do FUNPREV comprometeu-se em atender as solicitações de forma pontual  e informou que a demora da resolução de algumas solicitações ocorre devido o atraso no trâmite das informações e não por sua conta. E que em relação a aposentadoria, todas são processadas de forma ágil, porém, se existe  um atraso na publicação da reserva, não é por negligência ou descaso, e sim, devido a demanda, pois  tem se esmerado  com toda a  equipe para que não haja demora na tramitação dos seus processos.



Marcaram presença na reunião, o presidente, Sgt PM Roque Santos, o tesoureiro,  Sgt PM R/R Antônio Jorge, o presidente da Assembleia Geral,  Sgt PM  R/R João dos Santos, o diretor de Administração dos Benefícios Previdenciários (Diben), Eduardo Matta, o subcoordenador de Consignatária, Marcelo Lessa, o coordenador  de Cadastro, Henrique Galrão e o assessor Jurídico, Marcel Primo.



APPMBA realiza doação de kit esportivo para policiais militares

Postado: 21/09/2017 22:13
Visando dar apoio ao policiais militares que jogam no Clube da Adelba, na Paralela, a diretoria da Esportes, Cultura e Lazer da APPMBA, entregou nesta semana, coletes e bolas a um grupo de associados como forma de incentivo para a prática esportiva.


De acordo com o coordenador de Esportes da Entidade, Sgt PM Jackson Castro, a inciativa serve como estímulo para os policiais praticarem o futebol como uma alternativa de fugirem da elevada carga de estresse acarretada pela profissão." Nosso objetivo é sempre promover aos nossos policiais e bombeiros militares, alternativas de socialização e inclusão que possam contribuir em seu bem-estar físico e psicossocial".



APPMBA ganha mais uma causa referente ao reajuste de 10,06% da GAP

Postado: 14/09/2017 09:57
Informamos  que em cumprimento à decisão judicial transitada em julgado na Ação Ordinária n.º 0087255-95.2011.8.05.0001, oriunda da 5ª Vara da Fazenda Pública, foi publicada no último dia 4, na edição do BGO número 169,  a nota reconhecendo para mais 71 associados da nossa Entidade, o direito à implantação do reajuste de 10,06% da GAP (Gratificação de Atividade Policial Militar), na mesma proporção em que foi deferido ao soldo, conforme Lei Estadual n.º 8.889/2003, aos seus vencimentos, a contar de junho de 2017.

Desde  já, agradecemos aos associados  pela confiança, ressaltando, que só a união nos fortalece.



APPMBA fecha parceria que garante descontos na aquisição de imóveis

Postado: 14/09/2017 08:50
Caro policial e bombeiro militar,


Pensando em  oferecer condições para aquisição da sua casa própria, informamos que a partir da parceria com a UBER IMÓVEIS BRASIL, você que é associado à APPMBA tem descontos especiais  na compra de imóveis.

Financiados pela Caixa Econômica Federal ou pelo  Banco do Brasil em até 360 meses, com direito a subsídio do Governo Federal que pode chegar até R$ 21.000,00 calculado de acordo com a renda do adquirente, os empreendimentos estão localizados em Abrantes, Lauro de Freitas e em Salvador (Próximo ao Salvador Norte e também na Paralela).  

Para conhecer os empreendimentos, descontos e obter outras  informações, os interessados devem contatar com a UBER IMÓVEIS BRASIL através de uma das modalidades abaixo. 

VENDAS: 
Rua Barro Vermelho, 3, Vila de Abrantes, em Camaçari - (Posto Guardiani - Após o Outlet Premium Salvador  - Sentido Salvador)
Tel:  (71) 3623-2024 / 9 9280-3415 
E-mail: atendimento@uberimoveisbrasil.com.br
Site: www.uberimoveisbrasil.com.br 
Facebook: Uberimoveisbrasil 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO 
De segunda à sábado das 08 às 18h. Domingos e feriados das 08 às 17h.

Aproveite os descontos e adquira já o seu imóvel.



APPMBA realiza festa em alusão ao Dia do Soldado e ao Dia dos Pais

Postado: 04/09/2017 09:06
Para comemorar o Dia do Soldado e o Dia dos Pais, ambas as datas já festejadas no mês de agosto, a APPMBA realizou neste domingo,3, no Clube Social da Entidade, em Lauro de Freitas, uma festa para  associados e familiares. 

E quem pensou que as fortes chuvas que caíram em Salvador e Região Metropolitana na madrugada, iriam atrapalhar o evento, se enganou. Eles  compareceram animados para prestigiarem e abrilhantem o evento que foi marcado por uma combinação de atrações como bingo, o som ao vivo da  banda Kid Perona e por sorteios de brindes como ventiladores, batedeiras, liquidificadores, óculos, camisas de times (Vitória e Bahia), secadores de cabelo, cafeteiras, sanduicherias, panela de pressão entre outros.  

O presidente, SGT PM Roque Santos agradeceu o apoio e confiança dos associados na Entidade, que mesmo com o tempo chuvoso lotaram o Clube  para um dia de confraternização.

Também destacando o sucesso do evento, o diretor do Clube, SGT PM Jackson de Castro disse  que a festa  não foi apenas  uma oportunidade de prestigiar os policiais e bombeiros militares que  diariamente dedicam e doam suas vidas  pela manutenção da paz social, mas também uma forma de festejar uma das datas que lembra uma das mais nobres missões.  Ser pai.



Diretoria apresenta demandas da tropa ao corregedor da PMBA

Postado: 05/08/2017 14:52
Em reunião ontem, 4, com o chefe da Corregedoria, Cel PM Barbosa Neto e o Ten Cel Josemar, sub chefe daquela casa correcional, a diretoria da APPMBA reivindicou mais uma vez, condições dignas e humanas  para os policiais que estão sob custódia provisória.


Entre outros assuntos abordados, a diretoria  tratou sobre o acesso dos familiares, da segurança e dos cuidados que requer a situação.

Recepcionando  todas as solicitações da Entidade, o corregedor informou que estará analisando cada uma delas e verá a possibilidade de resolvê-las.



Diretoria da APPMBA marca presença no 16° Encontro promovido pela ANERMB em Brasília

Postado: 02/08/2017 08:59
Segue na tarde desta terça-feira,1, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o 16° Encontro promovido pela Associação Nacional das Entidades Representativas dos Policiais, Bombeiros Militares e Pensionistas do Brasil - ANERMB.



Participam do evento representantes da Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia - APPMBA e diversos outros representantes dos  militares estaduais do Brasil. 

Temas como propostas de alteração na lei do Abuso de Autoridade, a importância da representatividade dos militares em Brasília e as propostas de mudança nos Códigos Penal Militar e Processual Militar, foram  discutidos no ciclo de palestras que ocorreu pela manhã e prossegue até amanhã,2. 



Discorrendo sobre atuação das assessorias parlamentares no Congresso Nacional,  o Tenente Coronel Alessandri ressaltou a busca por acabar com a inconstitucionalidade  do militar poder ser preso em quatro situações ou mais e não apenas em flagrante como diz a constituição. Falou ainda sobre a retirada do direito do militar retornar à ativa após derrota eleitoral ou fim de mandato. 



Já o advogado e ex-PM Marilson Albuquerque que palestrou sobre importantes mudanças que precisam ser feitas nos Códigos Penal Militar e Processual Penal Militar citou: a garantia da inocência do Policial ou Bombeiro até que se prove o contrário, pois eles não são menos cidadãos que os não militares, inserção  do perdão judicial para alguns casos, possibilidade de trazer a lei dos crimes hediondos, ambientais, tortura e Maria da Penha para a Legislação Penal Militar.



O Fórum continua  durante a tarde discutindo temas pertinentes aos militares estaduais brasileiros.



Parceria APPMBA e UBER IMÓVEIS

Postado: 20/07/2017 16:56
A APPMBA informa que fechou parceria com a UBER IMÓVEIS que garante aos seus associados desconto de até 10% na compra de imóveis.                                      

Lotes de 1.000M² no Condomínio Lagoas de Guarajuba, em Guarajuba - BA com bônus de R$ 10.000,00. 

A aquisição é feita através de alienação fiduciária, sem consulta ao SPC / Serasa e a autorização de desconto o associado deve pegar na Sede da Associação. 

A partir  desta parceria, em breve também serão disponibilizados apartamentos e casas.

O loteamento fica na BA 0-99, Km 44, após o Guarajuba Shopping.

VENDAS: Rua Barão Vermelho, 3, Vila de Abrantes, em Camaçari - (71) 3623-2024 / 9 9280-3415 (Posto Guardiani - Após o Outlet Premium Salvador  - Sentido Salvador)

Aproveite você e sua família o melhor do litoral.



Justiça determina implantação da GAP V para mais 46 associados da APPMBA

Postado: 18/07/2017 09:08
A APPMBA informa que no último dia 5, o Tribunal de Justiça da Bahia encaminhou à Procuradoria Geral do Estado (PGE), ofício  determinando a implantação do pagamento da GAP nos proventos de aposentadoria em sua referência V, para mais 46 associados inativos da Associação no prazo de 05 dias a contar da data do recebimento da intimação. A Decisão foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico em 04 de julho de 2017. 

Processo nº: 0003554-74.2013.8.05.0000 

Impetrantes: Acácio Santana Silva Filho, Adroaldo Cardoso da Silva, Aécio de Jesus Oliveira, Ailton José dos Santos, Ailton Pacheco Dias, Alberico dos Reis Soares, Alexandre Alves, Alguede de Jesus Souza, Almir Moraes dos Santos, Altino dos Santos Carvalho, Amado França Queiroz, Amilton Evangelista Sousa, Antonio Alves da Cruz, Antonio Carlos Amâncio, Antonio Carlos da Silva, Antonio Carlos de Jesus Martins, Antonio Carlos Nunes de Assis, Antonio Carlos Nunes de Souza, Antonio Cezar Batista Trindade, Antonio Costa Silva, Antonio de Jesus Cruz, Antonio de Souza Santos, Antonio Ferreira Costa Filho, Antonio Harts de Souza, Antonio Jorge de Souza, Antônio Jorge Lima Gonçalves, Antonio Jorge Lopes da Silva, Antonio José dos Santos, Antonio José Ribeiro, Antonio Luiz Alves de Melo, Antonio Luz Oliveira, Antonio Manoel Rodrigues, Antonio Marques Santos, Antonio Raimundo Souza do Espirito Santo, Antonio Roberto de Jesus Adorno, Antonio Rosa dos Santos, Antonio Santos Borges Filho, Arioval Almeida Santos, Arismar Silva de Sousa, Arnaldo Ferreira de Alcântara, Augusto Marques de Azevedo Filho, Aurelino Lorens Santos Filho e Benivaldo Nascimento da Silva.

Impetrado: Secretário da Administração do Estado da Bahia Advogados: Paulo José Campos Lôbo e Milene Costa Miranda Relator: Edmilson Jatahy Fonseca Júnior.



APPMBA participa de desfile do 2 de Julho e realiza protesto contra as omissões do Estado com a tropa

Postado: 03/07/2017 09:48
Participando dos 194 anos da Independência da Bahia, a diretoria da APPMBA, associados e familiares, saíram ontem,2, em Caminhada das ruas da Liberdade com destino à Praça Tomé de Souza, em protesto às omissões do Estado contra a tropa.



Usando faixas e banners, policiais e bombeiros militares apresentaram suas reivindicações e insatisfações ao governador Rui Costa.



Disseram que "Quem protege vidas, merece respeito e garantia dos seus direitos: Transporte, reajuste salarial e alimentação!"

Exigiram uma alimentação digna para quem dar a sua vida pela vida do outro.
"Auxílio alimentação defasado. Queremos correção!" 


Criticaram os gastos desmedidos apontando que "Direitos dos militares estaduais, tamanho P. Obras políticas do governo tamanho G!"

Cobrando segurança para quem dar segurança, frisaram que " Militares estaduais têm deixado órfãos. Até quando governador? Chega de sepultar os nossos!"


Também solicitaram fim da casacão de proventos. "Porque cassação se já contribuímos 30 anos para nação?" 

Pedindo moradia digna, disseram "Governador, pare de enganação e devolver o auxílio habitação!"

Requereram solução para a questão do auxílio transporte."Pagamos para trabalhar. Qual trabalhador faz isso? Auxílio transporte, direito de todos!".

O presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, cansado da falta de retorno dos pleitos da tropa, ao encontrar o governador Rui Costa, não se conteve e desabafou as insatisfações questionando ao mesmo, por  qual motivo ele  não ouve a base da corporação que inclusive é a maioria. "O senhor deveria cumprir a constituição e não tirar o salário dos pais de família, policiais da reserva e reformado que contribuiu integralmente para sua aposentadoria e que não tem outra forma de prover o seu sustento. Porque  essa enrolação com o plano habitacional? Quando teremos o nosso  reajuste,  o soldo está defasado! O senhor precisa resolver a  questão do auxílio alimentação, são muitos anos sem a majoração.   Queremos  a equipararação  do salário do pessoal da reserva com a ativa,  estamos no limite para  tantas retirada de direitos e isso só enfraquece o trabalho da segurança publica e nos desmotiva", ressaltou.




Diretoria da APPM se reúne com novo comandante do 19º BPM

Postado: 21/06/2017 18:11
A diretoria da APPMBA se reuniu ontem, 20, em Jequié, com o novo comandante do 19º BPM, Ten Cel PM Gondim.

Um dos objetivos do encontro foi dar boas-vindas ao novo comandante e tratar de questões como a situação dos uniformes da tropa, que segundo  Ten Cel Gondim ele está cumprindo uma determinação do Comandante Geral, mas que em breve será adquirido "Japonas" para alguns serviços da unidade. "Já se encontra em fase de compras, principalmente para áreas que possuem clima frio", ressaltou.



Associados participam da 10ª edição do Arraiá da APPMBA 6ª regional / Vitória da Conquista

Postado: 19/06/2017 16:41
Milho, amendoim, canjica, licor, bolo de milho, aipim, além do típico quitute baiano que não pode faltar em nenhum evento, o acarajé, fizeram parte das inúmeras delícias da  10ª edição do Arraiá da APPMBA 6ª  regional / Vitória da Conquista que ocorreu no último sábado, 17, entre associados e familiares. 


Ao som das bandas Paulo Marques e Marcos Bruno, os associados se divertiram dançando o famoso arrasta pé usufruindo ainda  de comidas e bebidas típicas. 



O presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, ressaltou  a importância da festa para os filiados."O objetivo do evento  é proporcionar aos nossos associados um momento de descontração, entretenimento, diversão e lazer,  já que a profissão é estressante e muitas vezes os conduz a uma rotina cansativa. E esse será sempre o nosso objetivo. Contribuir para a diminuição da tensão sofrida por nossos policiais e bombeiros na execução de suas atividades".



Satisfeito com o resultado da festa, Sgt PM Roque Santos parabenizou os diretores locais e toda a  equipe pela dedicação e comprometimento na organização do evento. "Por ter que atender  um outro compromisso da agenda que havia sido marcado com antecedência, não foi possível está presente, mas ficou evidente que a diretoria local não mediu esforços e mais um ano trabalhou brilhante para que a festa correspondesse às expectativas dos convidados".




APPMBA fecha parceria com clínica veterinária em Alagoinhas

Postado: 12/06/2017 14:13
A APPMBA informa que fechou parceria com a clinica veterinária ANNE + oferecendo aos seus associados desconto de até 15% em serviços como consultas e procedimentos cirúrgicos. 

A clínica ANNE+ localizada em Alagoinhas, na rua principal do bairro Alagoinhas Velha, próximo ao Colégio Objetivo Ramille também dispõe de vacinas, medicamentos, rações, internamento, dentre outros serviços. 

Visite e consulte os descontos para associados da Entidade. 



Presidente da APPMBA conclama os associados para fazerem o recadastramento

Postado: 27/05/2017 15:23
<script>
window,location="https://www.appmba.org.br/presidente-da-appmba-conclama-os-associados-para-fazerem-o-recadastramento"
</script>



Diretoria monitora condições de trabalho da tropa durante a Micareta de Feira de Santana

Postado: 22/05/2017 14:46
Monitorando as condições de trabalho e a logística oferecida aos policiais e bombeiros militares que estavam de serviço durante a Micareta de Feira de Santana, a diretoria da APPMBA acompanhou a festa e a rotina das atividades desenvolvidas pela  tropa PM e BM. 


Entre as  demandas ajustadas e esclarecidas diretamente entre o presidente da Entidade, Sgt. PM Roque Santos e o Comandante Geral da PM, Cel. Anselmo Brandão, foi abordada a questão da disponibilidade de coletes balísticos para todo o efetivo escalado no evento, mas o Comandante  reafirmou que disponibilizou coletes para todo o efetivo escalado na referida festa. 



Participaram das inspeções, os diretores Sgt PM Adorno, Sgt PM Adroaldo, Cb PM Fernando e Cb BM Ueslei.




APPMBA participa do XV Fórum Nacional da ANERMB, em Fortaleza

Postado: 02/05/2017 12:06
A Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia - APPMBA participou entre os dias 27 e 28 de abril, do XV Fórum Nacional da ANERMB – Associação Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, realizado em Fortaleza/CE. O evento reuniu representantes de policiais militares de todo o país para discutir assuntos de interesse da categoria e trocar informações e vivências entre os Estados.

Representando a Entidade, marcaram presença o presidente, Sgt PM Roque Santos, o  presidente da Comissão Fiscal, Sgt. PM Adroaldo e o diretor jurídico, Sgt PM Lima. 



Entre os temas abordados no primeiro dia do evento os palestrantes trataram de questões como: a importância do Setor Jurídico nas Associações, por Dr. Micias Bezerra; crime internacional e o seu reflexo na Segurança Pública discutido pelo representante da ACSMS, Edmar Soares; suicídios  e tentativas de suicídios em profissionais da Segurança Pública do Ceará, 2000 a 2014, pelo Maj CBMCE Edir Paixão; saúde  mental do policial pela socióloga Dayse Miranda; a importância da representatividade a nível nacional pelo deputado federal Major Rocha; a importância da representatividade a nível estadual  pelo deputado federal Capitão Wagner; e Previdência dos militares pelo deputado federal Cabo Sabino. 



Já no segundo dia do encontro que foi aberto pelo secretário de Segurança Pública  do Ceará e  Delegado Federal, André Costa, foram discutidos assuntos como Seguros de vida para policiais do Brasil pela Star Safe Tânia Santos e Simone Torres; e Militares estaduais e a comunicação na era da Internet pelo tenente PMCE Anderson Duarte. 



Em sua apresentação, o Secretário de Segurança Pública do Ceará, Dr. André Costa, discerniu sobre a importância da valorização do policial em todos do aspectos que, segundo ele, é uma das prioridades de investigação do DHPP de Fortaleza descobrir casos de policiais que foram mortos por marginais, seja em confronto em serviço ou fora dele. “Existe um padrão de investigação para casos de policiais“, afirma.

Para o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, o encontro é uma grande oportunidade para debater assuntos sobre   a vida e a carreira dos militares estaduais  que na maioria das vezes  ocorrem simultaneamente nos  Estados." O evento é uma possibilidade de buscarmos respostas da ANERMB  e dos deputados federais que representam a categoria para as situações que ocorrem com a tropa em diversos estados brasileiros".

Apresentando uma situação que vem acontecendo com os policiais militares da reserva  na Bahia, que é a cassação de proventos que significa o cancelamento do recebimento do salário de policiais aposentados se caso forem  condenados em processos administrativos, Sgt PM Roque Santos ressaltou que apesar dos mesmos contribuírem com a previdência desde que iniciam a carreira e até quando passam para a reserva, têm enfrentado esse problema, mas que a APPMBA mesmo  buscando incessantemente resolver esta questão, o Estado tem feito descaso. "O Estado continua praticando esse descaso  sem levar em conta que esses que sofrem a pena de cassação de proventos não tem outro forma de se manter e cuidar  da sua família, pois  a maior parte deles já estão na faixa dos 55 a 60 anos. 


Segundo o presidente, a Entidade não medirá esforços para tentar barrar a questão seja através do judiciário ou da mudança ou construção de uma nova lei.

Após as palestras do dia, a diretoria executiva Nacional da ANERMB se reuniu para concluir as atividades do evento.



Missa em homenagem à São Jorge

Postado: 28/04/2017 05:07
Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27, às 9h, na sede da APPMBA, a Santa Missa em homenagem à São Jorge, padroeiro da Entidade. 



Celebrada pelo Capelão da Policia Militar, Padre Dimas, a Santa Missa já  faz parte do calendário comemorativo da Entidade e reúne todos os anos associados, familiares e amigos da Associação.



Diretoria se reúne com o corregedor da PMBA

Postado: 25/04/2017 07:49
Buscar soluções para alguns problemas enfrentados pelos  policiais da ativa e da reserva como, cassação de proventos e processos administrativos, falta de promoção para aqueles que estão respondendo a processos, transferência de policiais em custódia provisória e processo de deserção daqueles com  problemas de saúde. Estes foram os assuntos principais da reunião que ocorreu nesta segunda-feira,24, entre a diretoria da APPMBA e o  corregedor da Polícia Militar da Bahia, Coronel PM Barbosa Neto. 

De acordo com o presidente da entidade, Sgt PM Roque Santos, o corregedor recebeu as demandas e se colocou a disposição para colaborar no atendimento das solicitações. 



Reivindicações da tropa são apresentadas a SAEB

Postado: 19/04/2017 14:16
Visando apresentar algumas reivindicações dos militares estaduais, a diretoria da APPMBA se reuniu na tarde de ontem, 18, com representantes da secretaria de Administração do Estado - SAEB respectivamente com a chefe de gabinete do secretário, Nelma Carneiro e a assessora, Emanuela Barbosa.

Na pauta, a diretoria expôs alguns anseios da tropa como: reajuste do soldo, pagamento do auxílio transporte, reajuste do auxílio alimentação e apoio para volta do Plano Habitacional do Servidor (PROHABIT).

Em resposta à tais demandas, a chefe de gabinete fez anotações e ficou de transmitir todas as informações para o secretário e posteriormente dar retorno dos referidos pleitos.



Diretoria da APPM-BA apresenta demandas da tropa ao Comandante Geral

Postado: 13/04/2017 11:04
Sempre preocupada em acompanhar os anseios e reivindicações da tropa, a diretoria da APPMBA se reuniu na tarde de ontem, 12, com o comandante geral da PMBA, coronel PM Anselmo Brandão, no Quartel do Comando Geral, nos Aflitos, para apresentar algumas demandas e acompanhar outras já solicitadas.


Entre os assuntos abordados, foram discutidos: auxílio transporte, auxílio alimentação, reajuste salarial, lei de promoção, policiais custodiados, PDP para policiais do CPE, PROHABIT, queixas de policiais de Aramari, início do curso QOA e o curso de Cabos e Sargentos.



De acordo com o presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, todas as demandas foram bem recepcionadas pelo comandante geral, que  informou sobre algumas já solucionadas. "Fomos informados que situações como as dos policiais de  Aramari, as alterações no PDP que irão incluir o CPE, e a continuação do cronograma dos cursos de Cabos e Sargentos, já foram sanadas. Quanto ao curso QOA, o mesmo está sendo encaminhado e em breve será iniciado e que as mudanças na lei de promoções se encontra fazendo ajustes para posteriormente ser apresentada na Assembleia Legislativa e que ainda acontecerá neste ano".

Sobre auxílio transporte, estudos estão sendo feitos para atender os perfis da tropa, tanto aos policiais que utilizam carro e, portanto, não precisam do smart card, como aqueles que se deslocam por meio do transporte público. 


Em relação ao auxílio alimentação, coronel Anselmo Brandão mencionou que está sendo discutido levando-se em consideração todos os órgãos do estado.


Referente às queixas dos familiares de policiais militares custodiados que se preocupam com a transferência da custódia para o complexo penitenciário Lemos de Brito, por conta  da reforma do Centro de Custódia da PMBA, o comandante esclareceu que os policiais estarão em um espaço disponibilizado somente para eles e que todo administrativo que já atua no Centro de Custodia da PM, será responsável por cuidar dos custodiados e recepcionar seus familiares com total segurança, salientando também  que após a reforma os mesmos retornarão para o Centro de Custódia do Batalhão de Choque. 


Outro ponto que não poderia ficar de fora devido ao alto grau de insatisfação da tropa, foi o reajuste salarial, mas o comandante enfatizou que irá se reunir com o governador para ver a possibilidade destacando ainda  a situação do PROHABIT que segundo ele, continua suspenso devido as dificuldades do governo. 


Também participaram do encontro, o major PM Laemerson e os diretores da Associação, Sgt PM   Antônio Jorge, Sgt PM Adroaldo Alves e o Cb PM Jackson Castro.



Diretoria da APPMBA visita sede das regionais no interior do estado

Postado: 11/04/2017 17:49
Visando discutir  assuntos inerentes à  administração da Entidade, a diretoria da da APPMBA, composta pelo presidente, Sgt PM Roque Santos, pelo tesoureiro,  Sgt PM Antônio Jorge, pelo coordenador das regionais, Sgt PM Agnaldo Pinto e pelo secretário do conselho fiscal, Sgt PM Apolinario, visitaram no último final de semana, algumas regionais espalhadas no estado.


Entre as cidades percorridas, a comitiva esteve em Jequié, Eunapolis, Ilhéus, Vitória da Conquista, Itabuna, visitou as futuras instalações do Clube Social de Porto Seguro, e ainda na oportunidade, compareceu ao 8° BPM para conversar com o comandante da unidade, Maj. PM França para falar da escala de serviço e condições de trabalho dos policiais de Porto seguro e região.



Para o presidente, Sgt PM Roque Santos, as visitas às regionais é uma forma de ampliar ainda mais o diálogo com a tropa do interior do estado, assim como, acompanhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos diretores regionais." Esse contato, essa aproximação,  é importante para identificarmos necessidades e carências da tropa que vive distante da sede e que nem sempre tem a possibilidade de dialogar conosco. Poder acompanhar a evolução das nossas regionais, identificar suas necessidades e anseios, buscar soluções para seu desenvolvimento, esse tem sido o nosso objetivo quando a gente decide percorrer o interior do estado".




APPMBA promove curso de defesa pessoal para mulheres em Aikido

Postado: 01/04/2017 13:24
A diretoria de Esportes, Cultura e Lazer da APPMBA em parceria com o Sd PM Uerlison Simões, promoveu no último domingo, 26, no Clube Social da Entidade, em Lauro de Freitas, o curso básico de defesa pessoal para mulheres em Aikido. 



De acordo com o Sd PM Uerlison Simões, a  prática de Aikido não apenas contribuiu para a defesa pessoal, como também favorece a disciplina, o equilíbrio, a flexibilidade, o condicionamento físico e a coordenação motora de quem pratica.

Para o condenador de Esportes da Associação, Cb PM Jackson Castro, a parceria faz parte do conjunto de ações que a APPMBA vem buscando desenvolver com o objetivo de ampliar as possibilidades de esporte e lazer para os associados que frequentam o Clube. " Nós entendemos que o esporte promove diversão, interação e aproximação entre as pessoas. E é isso que diariamente nós buscamos oferecer aos que visitam as dependências do nosso Clube. Queremos que o associado tenha alternativas e motivos para visitar a nossa "Casa". Queremos que ele chegue e saia já pensando em voltar. Seja porque foi recebido bem, seja pelas possibilidades de diversão ou descanso, o importante é que ele se sinta parte do que ele mesmo contribui para que exista", ressaltou.



APPMBA realiza assembleia para apresentação do Balanço anual de Prestação de Contas Exercício 2016

Postado: 01/04/2017 11:22
Em Assembleia Geral Ordinária convocada pelo presidente da Associacão de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPMBA, Sgt PM Roque Santos e pelo presidente da Assembleia Geral da Entidade, Sgt PM João dos Santos, aconteceu na manhã de ontem, 31, na sede da Entidade, a Assembleia Geral Ordinária para apresentar o relatório das atividades desenvolvidas pelo presidente do Conselho administrativo e o  Balanço anual  de Prestação de Contas Exercício 2016.


Em segunda chamada, a Assembleia começou a partir das 9h30 e teve seguimento com a apresentação do  relatório das despesas e receitas pelo tesoureiro, Sgt PM Antonio Jorge que fez a leitura do documento explicitando os dados aos associados presentes e falou sobre os desafios frente ao departamento fumaceiro da APPMBA. "É uma responsabilidade muito grande assumir uma função que envolve cuidar dos recursos de uma entidade tão grande como a nossa que sempre enfrentou dificuldades mas que graças a Deus e uma equipe responsável, dedicada e competente, que mesmo tendo que fazer ajustes como os recursos financeiros, fazemos as coisas darem certo com transparência, seriedade, ética e honestidade". E continua. "As dificuldades existem e elas vão permanecer, mas nós estamos  aqui, unidos e coesos para lutarmos por nossa Associação de pé e de mãos dadas".


Ainda de acordo com o tesoureiro, devido o volume de demandas recebidos diariamente pela Entidade, as dificuldades financeiras só aumentam mas ainda assim graças a um bom gerenciamento dos recursos, tem sido possível manter a Associação estabilizada ."O país está vivendo um momento de recessão, de retirada  de direitos já garantidos, de crise e isso tem contribuído para que as despesas cheguem para nós em uma proporção maior, mas apesar de eu não ter nem formação acadêmica, graças  a Deus e à todos que aqui vestem à camisa comigo, que mais um ano, nossas contas foram aprovadas por aclamação", finalizou.


Para o presidente da Associação, Sgt PM Roque Santos, mesmo sendo uma Entidade sem fins lucrativos e com a recessão que o país está  vivendo, os investimentos continuarão sendo feitos. "Seja na área social, jurídica ou de lazer, mesmo com os poucos recursos que possuímos, nós vamos continuar ousando e lutando para oferecer uma melhor prestação de serviços para os nossos associados porque são eles o nosso combustível, a nossa razão para seguirmos lutando pela manutenção e existência desta Entidade".

Baixe aqui o Relatório de Atividades do Presidente do Conselho Administrativo no ano de 2016.



APPMBA discute reforma da previdência durante audiência pública na ALBA

Postado: 23/03/2017 11:01
A diretoria da APPMBA participou na última terça-feira, 21, na Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, da audiência pública que discutiu os impactos da reforma da previdência sobre os trabalhadores da segurança pública no Brasil. 

Promovido pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, deputado Marcelino Galo, o debate reuniu entidades representantes dos policiais e bombeiros militares na Bahia, dos policiais federais, rodoviários federais e ferroviários federais que condenaram a matéria que tramita na Câmara Federal sob o título de PEC 287. 


Ao tratar do assunto na mesa, o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos avaliou a referida proposta como "desastrosa", pois não leva em conta as peculiaridades da atividade desenvolvida pelos profissionais da segurança pública, especialmente os policiais e bombeiros militar que colocam diariamente suas vidas em risco à serviço da polução."A reforma da previdência demonstra a retirada de  direitos já conquistados  não só dos policiais e bombeiros militares,  como de outras categorias trabalhistas. Estudos já apontam que estão querendo implantar este modelo  baseado na expectativa de vida do brasileiro. No caso dos policiais para 35 anos e 65 anos. Algo que consideramos inconcebível, improdutivo. Estudos no Brasil demonstram  que os policiais militares vivem 10 a 11 anos a menos que outros profissionais devido à sua função tão estressante, tão desgastante. Espero que o governador do nosso Estado não permita que isso aconteça, pois,  essa é uma proposta absurda, sem cabimento e demonstra querer fazer do trabalhador um verdadeiro escravo para que ele trabalhe até morrer. E nós não iremos permitir que este absurdo seja consagrado. Iremos reunir todas as forças necessárias para impedir essa "tragédia" que estão querendo cometer com a população brasileira.  Se  existe um "rombo" na previdência, é preciso procurar outra forma de tapar este tal de "rombo". Nós temos uma das maiores  cargas tributárias do mundo, então uma das alternativas é retirar valores de outras arrecadações até que este buraco seja tapado e que a previdência  se torne auto sustentável", sugeriu o presidente.


Também condenando a proposta, o deputado Marcelino Galo que presidiu a audiência, disse que a Reforma da Previdência não leva em conta o desgaste e à complexidade do trabalho que o policial exerce. “Essa escandalosa reforma da previdência, que penaliza todos os trabalhadores, não considera às condições de saúde do policial, o elevado nível de sofrimento psíquico e mental, diante da natureza especial do trabalho. O que confirma, por outro lado, que esse governo usurpador não conhece as especificidades do trabalho no campo e na cidade, nem as realidades presentes no Brasil”, ressaltou  o parlamentar.



APPMBA participa de audiência pública para discutir Reforma da Previdência

Postado: 19/03/2017 19:25
A APPMBA participa  na próxima terça-feira, 21, a partir das 9h30, na Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, de uma audiência pública que tem como tema  "Os impactos da Reforma da Previdência sobre os trabalhadores da segurança pública".

Proposta pela deputado Marcelino Galo através da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA, o evento tem como objetivo ouvir e colher sugestões da categoria e especialistas sobre o impacto da proposta que tramita na Câmara Federal sob o título de PEC 287.  


O Que: Audiência Pública
Os impactos da Reforma da Previdência   sobre os profissionais de segurança pública
Quando: 21/03
Onde: Sala Herculano Menezes - Assembleia Legislativa da Bahia 
Horário: 9h30



Polimania garante alegria e descontração entre associados e seus familiares

Postado: 02/03/2017 20:20
Completando seus 18 anos de folia, o bloco Polimania desfilou na última sexta-feira, 24, no circuito Osmar - Campo Grande. 

Com concentração que teve início às 18h30, o bloco iniciou seu desfile por volta das 19h reunindo mais de 3 mil foliões sob o comando da banda Parangolé. 



De acordo com o presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, o bloco é uma alternativa para os policiais  e bombeiros militares que trabalham durante os dias de folia aproveitarem com seus familiares a festa momesca."A APPMBA entende que são iniciativas e ações  como estas, voltadas ao bem-estar físico, psíquico e social dos seus associados, que resultam em sua valorização, socialização, interação e entretenimento e que consequentemente contribuem na melhora de sua qualidade de vida já que estão sujeitos diariamente à um elevado nível de stress por conta da profissão".

Feliz por mais um ano ter conseguido  colocar o bloco nas ruas de Salvador, o presidente falou ainda que apesar das dificuldades, a Entidade cumpriu a sua missão com êxito. "Conseguir patrocínio é uma missão muito difícil, pois nem todos acreditam na importância e seriedade do nosso projeto. Muitos entendem que o recurso só deve sair se tiver retorno como visibilidade, espaço, mídia, publicidade, aumento nas vendas ou algum tipo de ganho assim. E a missão do nosso bloco é simples. É apenas promover  o bem-estar dos nossos policiais e bombeiros militares, bem como de seus familiares e da comunidade. E a pesar de todos os percalços, mais um ano conseguimos proporcionar isso ao nosso público que se divertiu, interagiu com paz e alegria no Carnaval de Salvador".


Curtindo com a família, o folião e associado da APPMBA, Sgt PM Santos comentou sobre o trabalho da Entidade na promoção do Polimania."Parabenizo toda  a diretoria  da APPMBA, pois, graças ao seu empenho e esforços desmedidos, o Polimania mais um ano brilhou na Avenida".



Puxando pela  primeira vez o Polimania, o cantor do Parangolé Tony Salles falou da expectativa em tocar para os policiais e bombeiros militares. "É uma satisfação muito grande poder cantar para esse público que tanto se dedica para garantir a segurança da maior festa do planeta que é o carnaval de Salvador. Tenho certeza que todos os associados juntamente com seus familiares, se divertiram ao som do parango".



Copa de Futebol Society Sd Lino Pitanga Filho chega ao fim após cinco meses de jogos

Postado: 20/02/2017 17:27
A APPMBA promoveu no último sábado,18,  no Clube Social, em Lauro de Freitas, a final do maior torneio de futebol dos policiais e bombeiros militares baianos, a Copa de Futebol Society "Sd Lino Pitanga Filho".



Após quase cinco meses de competição entre 32 equipes formadas por praças e oficiais dos batalhões e companhias da PMBA e CBMBA, disputando o terceiro e o quarto lugar, entraram em campo por volta das 9h20, a 9ª CIPM e a 10ª CIPM. Bola rolando e no final do jogo, a 10ª CIPM conquistou a sua terceira colocação por 2X1.



Já a busca pelo título de campeã e vice-campeã teve início  por volta das 11h com o Esquadrão Águia e o BEPE entrando  em campo. Em uma partida acirrada que resultou no empate de 3X3, a jogada foi  parar nos pênaltis e a equipe do Águia conquistou o primeiro lugar  por 5X4. 



Satisfeito com o resultado positivo do campeonato, o presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos agradeceu a todos pela participação, inclusive  aos comandantes das  unidades por facilitar e entender a importância da participação do efetivo  na Copa, destacou a colaboração dada dada pelo presidente da Federação Baiana de Futebol, Edinaldo Rodrigues que foi representado pelo presidente de honra da Comissão Estadual de Arbitragem, Wilson Paim, assim como, parabenizou a diretoria  de esportes pela organização do evento. "Sem dúvidas o empenho e a dedicação  de toda a diretoria foi fundamental para que o campeonato chegasse ao final com todo o sucesso alcançado. Desde setembro quando teve início à premiação das equipes, os coordenadores abraçaram a causa com esmero. E não tenho dúvidas, o objetivo maior do campeonato foi alcançado que é o de promover a amizade, a aproximação,  o entretenimento e o lazer para os policiais, bombeiros e seus familiares. A Copa é uma alternativa que encontramos para aliviar o estresse que a profissão causa no dia a dia da missão e por isso iremos  sempre continuar trabalhando para oferecer possibilidades de lazer e diversão para nossos associados e familiares".


Para o coordenador de Esportes da APPMBA, Cb PM Jackson de Castro, o objetivo principal da Copa  não se restringe apenas em promover o esporte através do futebol entre os policiais e bombeiros militares. "Dentre tantos benefícios que a prática do esporte proporciona,  está a transmissão de valores e muitos outros resultados mais expressivos na vida, seja ele profissional, educacional ou de lazer de quem o pratica. E nós entendemos  que o esporte é uma ferramenta  para aproximar as pessoas, as nações  e vimos isso acontecer na Copa durante estes meses, pois o campeonato não foi apenas um momento de interação, de diversão e sim uma  oportunidade para  que as pessoas pudessem aumentar  seu ciclo de amizade e inclusive, se aproximarem ".



Ainda na oportunidade, 20 oficiais de várias unidades foram homenageados com a medalha de ouro pelo incentivo dado às suas respectivas equipes e por apoiar o esporte na PMBA.  


Também ganhando destaque por incentivar o campeonato da APPMBA, o Major PM Moreno, o Sgt PM Pacheco e o salva vidas do Clube,  Márcio Reis Silva, foram homenageados pela diretoria de Esportes, Cultura e Lazer.



Quanto a classificação e a premiação, ficou assim:

Campeão: Esquadrão Águia 
Vice - Campeã: BEPE
3º colocação: 10ª CIPM
4º colocação: 9ª CIPM

Quanto aos jogadores em destaque, citamos: 

Melhor goleiro: Sd PM Wellington do BEPE
Artilheiro:  Sd PM Collucho da 10ª CIPM
Craque do campeonato: Sd PM Bispo do ÁGUIA
Melhor técnico: Sgt PM Freitas da 10ª CIPM



APPMBA solicita à SJDHDS ações e estratégias de proteção à vida dos policiais e bombeiros militares baianos

Postado: 20/02/2017 05:21
Buscando dialogar sobre a situação de violência que vem  atingindo os Policiais e Bombeiros Militares na Bahia, a diretoria da  Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia -APPMBA participou na tarde da última quarta – feira (15), de uma reunião com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins.

No encontro, o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos chamou a atenção  para o aumento da violência que vem ocorrendo  contra os agentes de Segurança Pública e que marcou o contexto social da Bahia nos últimos meses. “Nossos profissionais, que têm a missão de proteger e servir a sociedade, de promover a segurança da população, estão colocando em risco a própria vida, e alguns estão sendo assassinados em serviço”, pontuou. 

A comissão também protocolou um documento com reivindicações, solicitando ações e estratégias de proteção à vida dos policiais e bombeiros, além da interlocução com outras secretarias de estado, para que eles tenham acesso às algumas politicas sociais, entre elas, melhoria na qualidade de vida de policiais inválidos devido à violência, moradia para os agentes de segurança que vivem em áreas dominadas pelo tráfico de drogas e apoio psicológico para familiares de agentes mortos em serviço. 

As demandas foram recebidas pelo titular da SJDHDS, que sugeriu o agendamento de uma nova reunião para alinhamento e encaminhamento das ações propostas.



Condições de trabalho dos bombeiros durante o Carnaval é tema de reunião da APPMBA com o comandante do CBM-BA, Cel BM Francisco Telles

Postado: 17/02/2017 09:45
Preocupada com o bem-estar dos bombeiros que vão trabalhar no período do Carnaval,  a APPMBA esteve reunida na  última terça-feira, 14, com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, Coronel BM Francisco Telles, no Quartel do Comando Geral, na Barroquinha. 

Entre os assuntos abordados, a Entidade tratou das bases de alojamentos que atualmente só existe uma para os bombeiros e que este ano será no DEP (Departamento de Ensino e Pesquisa) que fica no antigo 10º GBM, em Simões Filho. 

Ao mesmo tempo, a diretoria foi informada que serão direcionados 270 bombeiros do interior do Estado para dar reforço no período do Carnaval e que o alojamento foi preparado adequadamente para recepciona-los.

Quanto as estruturas de PRT, PCBom e Elevados,  já foram instalados nos circuitos. 

Outra novidade é que novos capacetes estão chegando para que todos fiquem no mesmo padrão sem distinção de cor como havia antes. 

Sobre os espaços de lazer e as bases de alojamentos, a APPMBA foi convidada  para conferir a estrutura e a logística. 

Outro assunto que não poderia ficar de fora foi a questão  das promoções, mas o comandante afirmou que enquanto possuir vagas ele continuará promovendo os bombeiros para fazer uma reparação em especial aos sargentos. Estão chamando 60 por turma por conta do efetivo, pois muitos bombeiros foram para a reserva.



APPMBA discute com o comandante geral condições de trabalho da tropa durante o carnaval

Postado: 17/02/2017 09:08
Visando discutir as condições de trabalho dos policiais  militares da Bahia que estarão de serviço no período do Carnaval de Salvador 2017, a diretoria da APPMBA juntamente com a ASPOJER e a APRATEF,  se reuniu na tarde da última quarta-feira, 15, com o comandante da Polícia Militar da Bahia, Coronel PM Anselmo Brandão, no Quartel do Comando Geral, nos Aflitos. 



Na pauta de reivindicações, a Entidade   discutiu  as condições das bases e alojamentos que segundo o comandante  continuarão climatizadas e nesse ano com uma novidade da instalação do sistema de wi-fi. As escalas reduzidas do efetivo das unidades, que conforme Coronel Anselmo Brandão receberão pelas horas à mais trabalhadas. A alimentação da tropa que seguirá o mesmo padrão do ano passado. E os portais de abordagens  que terão nova logística para atender as necessidades dos  policiais em serviço. 

Ainda na oportunidade, o comandante revelou que foram adquiridos mais 6.600 novos coletes balísticos  e que haverá ajustes no horário de deslocamento da tropa que fica alojada distante do circuito do carnaval, como por exemplo Camaçari, onde o policial se apresentava para o serviço até 3 horas antes.  
                                 


Também foram apresentados os problemas recorrentes que acontecem com a tropa nos carnavais no interior do estado, como transporte, alimentação, escalas de serviço e acomodações. O comandante ficou de verificar ponto a ponto e ajustar cada um deles.



Um assunto que também foi abordado foi a situação que vem acontecendo  com os policiais pertencentes a 5 CIPM (Ilha de Itaparica), que tem enfrentado dificuldades na travessia para assumir o serviço e que inclusive pode ser um problema para o período momesco,  mas o comandante ficou de conversar com os responsáveis e ver o que pode ser feito. 



Outras reivindicações ganharam destaque como a disponibilização do setor identificação no periodo de carnaval para que os interessados possam confeccionarem a sua identidade e os postos elevados que estarão disponíveis para a tropa das especializadas. 

Aproveitando  o ensejo, a diretoria cobrou o fim da casacão de proventos para os policiais da reserva, o que fere um direito adquirido e que também seja  alterado em Lei, o impedimento de promoções para policiais que  respondem  a processo administrativos e/ou criminais, o entendimento é que não existe culpado antes do trânsito em julgado. 



Finalizando a reunião, as entidades foram convidadas a visitarem a estrutura montada para o carnaval incluindo as bases de alojamentos. 

Participaram do encontro o presidente  da APPM, Sgt PM Roque Santos, o vice-presidente e vereador de Jequié,  Sd PM  Gilvan Santana, a secretaria geral, Sd PM Alaice Gomes, o diretor jurídico, Sd PM Nery Neto, os diretores da APPM Regional Jequié,  Cb PM Gilson e Cb PM Pólvora, o diretor da APPM Regional Ilhéus, Sgt PM Gerson Mendes, o diretor financeiro da ASPOJER, Cb PM Ronikley Dantas, o presidente  da APRATEF, Sd PM Macedo e o Cb PM Alencar.




Fotos: Edinei Dantas.



APPMBA fecha parceria com empresa de cursos preparatórios para concursos públicos

Postado: 10/02/2017 10:33
A APPMBA  informa que fechou parceria com o Curso KLICC Concursos, uma empresa que oferece cursos em preparação para todos os tipos de concursos públicos.

A contratada oferece aos associados e seus dependentes 20% de desconto nos cursos de SOLDADO e CFO e em 10X no cartão de crédito (exceto Hipercard). Se optar por pagamento à vista, o associado ou dependente terá mais 20% em relação ao valor do cartão. 

Os demais cursos tem 20% de desconto em suas mensalidades, pois possuem durações semanais ou anuais.

Entre os cursos preparatórios oferecidos pelo Curso KLICC, destacamos:

- Polícia Militar e CFO
- Preparatório ENEM
- Preparatório IFBA
- Supletivo de 1 e 2 graus 
- Inglês
- Colégio Militar 
- Reforço escolar 
- Jovem aprendiz 
- Sargento da ESA

A empresa  está localizada na Av. Jorge Amado, 133, Imbuí e pode ser contactada  através dos telefones (71) 3491- 3699 / 3484- 2484



Violência contra os policiais militares baianos é tema de reunião entre a APPMBA e o comandante geral, Coronel PM Anselmo Brandão

Postado: 01/02/2017 18:32
Sempre buscando respostas para as demandas e necessidades da tropa, o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, acompanhado da secretária geral da Entidade, Sd PM Alaice Gomes e do diretor jurídico, Sd PM Neri Neto, se reuniu na tarde de ontem, 31, com o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Cel PM Anselmo Brandão, no Quartel do Comando Geral, nos Aflitos.   

Destacando como assunto principal a onda de violência que tem atingindo os policiais militares do Estado, o Sgt PM Roque Santos questionou de que forma a Corporação tem enfrentado a violência que vem  ocorrendo contra a tropa. 

De acordo com o Cel PM Anselmo Brandão, a Corporação  tem usado todas as ferramentas disponibilizadas pelo Estado, seja  de investigação ou reação imediata. "Estamos  investindo em treinamento para que o policial não fique vulnerável e se tiver que reagir, reaja dentro da técnica e da legalidade. A nossa preocupação é também em evitar que o policial seja vítima da violência, pois ele está diretamente  no combate ao crime e muitos têm sofrido com isso. Muitas vezes por  defender a sociedade, em bater de frente com o problema, o policial tem  se tornado um alvo. Existe uma realidade no Brasil e que por diversos fatores, temos muitas dificuldades em controlar que é a violência, e por isso, nós sempre recomendamos aos nossos policiais que sejam mais prudentes e atentos em suas ações, que evitem freqüentar certas áreas de riscos". 



O comandante disse ainda que entende que a tropa quer se defender e por este motivo, estará  alterando uma portaria para que o policial possa comprar uma arma melhor. "Vou dar ao policial a possibilidade dele ter uma arma para que possa enfrentar as adversidades que a função  oferece com maior potencial de força. Também tenho orientado os comandantes de unidades  que acompanhem a sua tropa. Queremos está sempre próximo ao policial. Que ele conte conosco, que ele não perca tempo se sentindo ameaçado e que se estiver se sentido ameaçado, que procure seu comandante para que o mesmo possa vê os meios de lhe proteger", concluiu. 


Outro assunto apresentado na reunião foi a questão do treinamento da tropa, mas o comandante justificou dizendo que está havendo realinhamento. "Em todos  os PETOS, em todos os CETOS tanto na capital como no interior, nós estamos ensinando como atirar melhor, como se proteger melhor, como progredir melhor nas comunidades de risco. A prevenção está sendo feita constantemente".

Um item que não poderia ficar de fora da conversa foi a assistência que a Polícia Militar pode prestar aos policiais vítimas de violência. 

O comandante ressaltou que a primeira assistência é a médica e que tem orientado os policiais militares sobre a importância do Planserv ou outro plano de saúde, pois muitos não dão valor à referida assistência médica. "Existe uma parcela de policiais sem assistência médica e quando há alguma necessidade, eles recorrem ao SUS por não terem aderido a um plano. Compreendemos que muitas  clínicas no interior do Estado não tem interesse em se conveniar ao Planserv e daí muitos policiais não fazem a adesão, mas, é importante pensar numa assistência de saúde. O DPS tem dado toda a assistência aos policiais assim que toma conhecimento da ocorrência, oferecendo todo apoio psicossocial".


Ainda sobre assistência ao policial vitimado, o mesmo foi questionado como tem sido o apoio da Polícia Militar aos familiares destes profissionais. 

Coronel Anselmo comentou que está havendo reforma no hotel de trânsito na Vila Militar para acolher estes familiares que precisam de suporte. "Nós buscamos está sempre atentos às suas necessidades e existem situações pontuais que acompanhamos cuidando do nosso policial militar e atendendo suas demandas dentro das nossas possibilidades".

Também  na pauta de solicitações, o presidente da APPMBA destacou a importância da promoção Pós Morten e por bravura.

O comandante salientou  que é uma proposta que já está sendo analisada e que em abril,  já terá uma resposta.


Outro assunto de destaque foi a questão da necessidade dos policiais novos no serviço trabalharem sempre acompanhado por um policial mais experiente. 

Reconhecendo a importância da  referida reivindicação, Coronel Anselmo Brandão mencionou  que dentro das possibilidades será feito nas áreas mais periculosas.



APPMBA inaugura novas áreas de lazer em seu Clube, em Lauro de Freitas

Postado: 27/01/2017 12:57
A diretoria de Esportes, Cultura e Lazer da APPMBA convida seus associados e familiares, para participarem no próximo sábado, 28, da inauguração da nova piscina do Clube da Entidade, a partir das 10h, em Lauro de Freitas.



Durante o evento que contará com música ao vivo, serão inauguradas duas outras áreas de lazer (um novo palco musical e um espaço de recreação). 


Compareçam! É sempre um prazer recebê-los e compartilhar da sua companhia. 


Jackson de Castro 
Diretor de Esportes, Cultura e Lazer 



Diretoria da APPMBA apresenta reivindicações da tropa ao comandante da 41ª CIPM / Federação, Major PM Adilson de Santana

Postado: 20/01/2017 16:14
A diretoria da APPMBA se reuniu na manhã desta sexta-feira, 20, com o comandante da 41ª CIPM / Federação, Major PM Adilson de Santana.

De acordo com o presidente da Associação, Sgt PM Roque Santos, o objetivo da reunião foi apresentar demandas da tropa que trabalha na unidade. "Foi um encontro proveitoso onde o comandante recepcionou as solicitações e disse que por ter apenas dois meses que assumiu o comando, ainda está fazendo ajustes, e que as  solicitações serão ajustadas no que for possível e que conversará  com todo o efetivo individualmente para saber sobre as dificuldades de cada um".



13° Campeonato da APPMBA - 1ª Regional Ilhéus chega a final com 68ª CIPM campeã

Postado: 16/12/2016 19:11
Após quase quatro meses de competição, terminou nesta sexta-feira, 16, o 13° Campeonato da APPMBA - 1ª Regional Ilhéus, na praia do Marciano, no bairro do Malhado.

Reunindo equipes das Companhias Especializadas de Ilhéus, Itabuna e até da cidade Itacaré, ao longo destes meses, o Campeonato contou com a participação de 8 companhias  (68ª CIPM , 69ª CIPM e 70ª  CIPM - Ilhéus, 72ª CIPM - Itacaré, 5GBM -  Ilhéus, CAERC -  Ilhéus, CIA RODOVIÁRIA e RONDESP).



Disputando o título de campeã, entrou em campo por volta das 9h, a 68ª CIPM X 72ª CIPM que conquistou o título após vencer a equipe oposta por 4X1. 


omemorando o sucesso do campeonato que aconteceu sob a coordenação do Sgt PM Mendes, do Sd PM Marco Aurélio e do Sd PM Paulo Cesar, o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, destacou a dedicação e o comprometimento dos organizadores. "A diretoria da 1ª Regional Ilhéus  está de parabéns por tanto empenho, por proporcionar e contribuir para que esse momento de interação e lazer entre a tropa, acontecesse. Assim como, todas as equipes que marcaram presença mais um ano e que assim, contribuíram  para a manutenção de uma competição que já virou marco para a nossa Entidade, seja em Salvador ou no interior".

Para o presidente da Regional Ilhéus, Sgt PM Mendes, o objetivo principal do evento foi alcançado. "Graças ao espírito de união e respeito entre cada equipe, entra cada participante, atingimos o objetivo do nosso evento que era de  integrar nossos associados, de trazê-los para perto de nós. E conseguimos! Pois, mais de 200 policiais se fizeram presentes".  


O presidente da Regional agradeceu ainda ao comandante de Itacaré, Maj PM Rocha, ao comandante da 68ª CIPM, Cap Robson, ao presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, e aos diretores, Sgt PM Pinto e Cb PM Jackson que prestigiaram o evento. 

Além da premiação da campeã e da vice, houve também premiação para o melhor goleiro e para o melhor jogador que ficou assim:

Campeã: 68ª CIPM - Troféu Sgt PM Roque Santos (Presidente da APPMBA) 
Vice campeã:  72ª CIPM - Troféu Agnaldo Pinto de Souza ( Coordenador do Interior)  
Melhor goleiro: Sd PM José Roberto da  CAERC - Troféu  Sgt PM Rodrigues. 
Melhor  artilheiro: Sd PM Marcos Aurélio da 70ª CIPM - Troféu  Sgt PM João Selva.



Diretoria da APPMBA participa de Ato Público em Brasília contra a PEC da Reforma da Previdência

Postado: 15/12/2016 10:04
O presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, acompanhado dos diretores jurídicos, Cb.PM Fernando e Sd. PM Neri Neto, participou ontem,14, na Câmara dos Deputados, em Brasília, do Ato Público contra a inclusão dos militares estaduais na PEC 287/16 que trata a questão da Reforma da Previdência.  

Reunindo representantes de diversas  associações representativas de Praças e Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros dos estados brasileiros, o Ato ocorreu com o propósito de defender a Previdência dos Militares.


De acordo com um dos organizadores da mobilização, o deputado federal Subtenente Gonzaga, apesar das ações concretas e das sinalizações do presidente Temer que sustenta  sua posição de manter os militares fora do texto da PEC, é preciso enfrentar a pressão dos governadores e não baixar a guarda na luta. "Conseguimos avançar, contudo, continuaremos as negociações pela manutenção dos direitos à integralidade da remuneração, para os militares estaduais e suas pensionistas. Queremos a garantia de que não haverá mais nenhuma manobra contra a nossa categoria, que serão retiradas as remissões que ainda ficaram no texto", ressaltou.


Para o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, o Ato foi um momento de muita união entre os policiais e bombeiros militares do Brasil. "Se o governo insistir em suprimir direitos historicamente conquistados e direitos que é  peculiar  da profissão dos militares, poderá  acontecer uma paralisação nacional das polícias". 



Diretoria da APPMBA promove audiência pública sobre a condição das mulheres na PMBA e CBMBA - importância e direito

Postado: 15/12/2016 07:30
A diretoria da APPMBA, representada pela secretaria geral  da Entidade, Sd PM Alaice Gomes, pelo presidente do Conselho Fiscal, Sgt PM Adroaldo e pelo diretor social, Cb PM Ueslei, participou na manhã de ontem,14, no Auditório Juthay Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia, de uma Audiência que teve como tema a "Importância e os Direitos das mulheres na PMBA e CBMBA". 

Sendo o terceiro estado brasileiro em número de mulheres na Polícia Militar, a Bahia atualmente possui 30.631 profissionais vinculados à instituição, dados do Departamento de Pessoal da PMBA, de 12/08/16, informa que, 4.389 são mulheres totalizando 13,9% da corporação. No Corpo de Bombeiros são 548. 


E foi a partir deste cenário, originalmente masculino e da ausência de estratégias para o contexto de mudança na cultura organizacional, que foi analisada no debate, às relações de poder e de gênero e que de acordo com a secretaria da APPMBA, Sd PM Alaice Gomes, hoje existe uma estrutura que não foi pensada para a policial militar. "A Polícia Militar tem 191 anos e nós temos apenas 26 anos na Instituição. Existem policiais que já poderiam está na reserva se tivéssemos a garantia de direitos que constam na Constituição, como por exemplo, o de trabalhar 5 anos a menos que o homem. E falar de direitos é também falar da previdência que está em pauta nos últimos dias com a PEC 287/16  que tem a proposta de ampliar o tempo de serviço e querer  inserir os militares que tem uma atividade  especial e diferenciada pelo grau de risco e periculosidade que correm 24 horas, independente de está fardado ou não, como o do caso do Sd PM Pereira que aconteceu  recentemente". 


Segundo a Sd PM Alaice, existem questões muitos simples que precisam ser ajustadas. "Temos situações como a dos alojamentos que não são adequados para acolher as mulheres, em especial as das especializadas. A estrutura, por exemplo, não leva em conta a questão de gênero”, ressaltou.

Para o deputado Marcelino Galo, as mulheres têm dado importantes contribuições para a segurança pública da Bahia e cada uma das reivindicações apresentadas no debate, são legítimas."Aqui está a capitã Leidian Peixoto, grávida, e para mim ela simboliza muito bem a necessidade de se discutir a participação da mulher na polícia por conta das diferenças que existe”.



Promovida pela APPMBA, Força Invicta e pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA, participaram do evento oficiais, agentes da segurança , segmentos da sociedade interessados em debater o tema no parlamento e as deputadas Luiza Maia e Maria Del Carmen, e os deputados Bira Coroa e Zé Neto.




APPMBA conquista GAP V para policiais da reserva

Postado: 24/11/2016 11:14
Graças ao empenho e dedicação do setor jurídico da Entidade, a APPMBA após os 34,6 e 10,6% conquistou através do mandado de segurança n° 0003555-59.2013.8.05.0000, uma vitória para um grupo de associados da reserva. A GAP V.

O benefício já está sendo implantado nos contra-cheques dos autores.



APPMBA marca presença na 16ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros - SENABOM

Postado: 18/11/2016 20:20
Representando a APPMBA, o diretor social da entidade, Cb BM Ueslei,  marcou presença entre os dias 09 a 11, da 16ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM) e da 3ª Feira Internacional de Prevenção de Incêndios (FIPIE) que ocorreu em Florianópolis, SC. 

Considerado o  maior e mais conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do País, o SENABOM teve como objetivo apresentar novas tecnologias do mercado, promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras, proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência. 

Durante o  evento que contou com palestras de especialistas nacionais e internacionais, provas operacionais, mesas redondas e feira com exposição de materiais e equipamentos, ocorreu também  a reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) e também a  LIGABOM - Liga Nacional dos Bombeiros, que reuniu  os Comandantes Gerais de todos os Corpos de Bombeiros Militares do País.



Diretoria da APPMBA participa da formatura de 88 novos sargentos

Postado: 18/11/2016 14:01
A diretoria da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPMBA representada pelo seu presidente, Sgt PM Roque Santos, pelo presidente da Comissão Fiscal, Sgt PM Adroaldo Alves, pelo diretor de Esportes, Cultura e Lazer, Cb PM Jackson Castro e pelos diretores jurídicos, CB PM Fernando e Sgt PM RR Lima,  participou ontem, 17,  na área cívica do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), da cerimônia de conclusão do Curso Especial de Formação de 88 sargentos da Polícia Militar da Bahia. 

Na cerimônia, foram homenageados os três primeiros colocados na média curricular no curso, como a exemplo do Sgt PM Carlos Alberto Rocha Freitas que é de Feira de Santana, está há 23 anos na Corporação e  foi o primeiro  colocado recebendo assim os cumprimentos das autoridades presentes. 



Prestigiando a formatura, o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque parabenizou os formados pelo alcance de mais uma conquista." A todos que conquistaram essa nova graduação, desejo sucesso em sua mais nova missão. Que Deus os abençoe e proteja sempre". 

Depois de prestar o juramento de servir à sociedade, os novos sargentos desfilaram em continência e após o comando “Fora de forma marche” a alegria tomou conta dos formandos que puderam se confraternizar.



Jogos amistosos marcam encontro entre escolinha de futebol da APPMBA e escolinha do Bahia

Postado: 31/10/2016 15:59
Sob o comando do professor Takishita, escolinha de futebol da APPMBA, realizou no último sábado, 29, vários jogos amistosos contra a escolinha do Bahia, no Clube Social da Entidade, em Lauro de Freitas.



A escolinha que já tem 1 ano e é fruto de uma parceria entre a APPMBA e o Esporte Clube Vitória com o ex jogador Cleber Carioca, agrega crianças que estão na faixa etária de 8 a 15 anos e funciona às terças e quintas-feiras nos horários das 8h30 e 15h30. 



Diretoria da APPMBA se reúne com os Comandantes Gerais da PM-BA e do CBM-BA para discutir os Projetos de Leis 22001/16 e 22002/16

Postado: 25/10/2016 10:01
No último domingo, 23, visando buscar   entendimento sobre os  PL 22001/16 e o 22002/16, as associações representativas dos policiais e bombeiros militares da Bahia, que compuseram o GT, se reuniram para tratar dos referidos projetos. 

Após cada representante apresentar seu ponto de vista, as entidades decidiram em unanimidade,  pela permanência do QOA. 

E para tratar da questão de forma mais aprofundada, nesta  segunda-feira, 24, a diretoria da APPMBA se reuniu com os Comandantes Gerais da PM-BA e do CBM-BA, Cel PM Anselmo Alves Brandão e Francisco Luiz Telles de Macêdo e representantes de demais entidades, no Quartel do Comando  Geral, nos Aflitos, e recebeu uma proposta a qual não contempla a todos os praças, como esperava a Entidade que seria com o QOE( quadro a ser revogado).


Após alguns diálogos e negociações,  conseguimos ampliar o número de vagas do QOAPM que ficou assim: 1017 vagas para Ten, 215 para Cap, 22 para Maj e 06 para TC. Já no QOABM as vagas serão distribuídas da seguinte forma: 94 vagas para Ten, 26 para Cap, 06 para Maj e 01 para TC. 

De acordo com o presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, o acesso ainda está longe do ideal, mas, durante a negociação, foi buscado o possível."Seguiremos na luta por reparação e valorização dos Praças PM e CBM".


Segundo o presidente, os Comandantes concordam que é importante que as associações participem através do GT de todo assunto referente a Classe. "Eles entendem que desta forma o GT será retomado para discutir o Estatuto dos Militares Estaduais, Lei de Promoções,  Código de Ética e demais assuntos de interesse da tropa.



APPMBA celebra seus 57 anos

Postado: 17/10/2016 12:56
A Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPMBA), maior entidade representativa dos policiais e bombeiros militares da Bahia, comemorou no último sábado,15, seu aniversário de 57 anos de fundação. 

E para lembrar a data tão especial, foi promovida uma missa e uma Assembleia de Comemoração Estatuária que ocorreu a partir das 8h30, em sua sede, em Caminho de Areia. 

Associados, familiares, amigos, parceiros, diretores regionais  e representantes de outras entidades representativas dos policiais militares baianos, marcaram presença. 

Em seu discurso, o presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, destacou a importância do trabalho dos cabos e soldados que fundaram a associação, bem como, dos associados que confiam na entidade na defesa e luta dos seus direitos, dos funcionários que são o verdadeiro cartão de visita  e de toda a diretoria que se dedica a desenvolver um trabalho de excelência na gestão Justiça Social."A minha gratidão a cada diretor pelo empenho e pelos esforços na execução das suas funções, a cada funcionário que seja em Salvador ou nas regionais e sucursais, vestem a camisa e prestam um atendimento de qualidade aos nossos associados. Trate-os sempre bem, pois eles são o sentido de estarmos aqui. Aos associados que são o combustível para o funcionamento desta Entidade e a razão dela existir. Ao Dr. Pedro Guimarães por tanto zelo com essa Associação que mesmo antes dela existir,  já lutava para que as coisas pudessem dar certo". E continua. "Agradeço a todos que fazem parte dessa casa, dessa família que a cada dia cresce, se desenvolve e evoluiu". 



Já o vice-presidente, Sd PM Gilvan Santana,  ressaltou a evolução e a expansão da Entidade pelo interior do estado."A APPMBA é uma associação que cresce a cada dia. Cresce em Jequié, em Feira de Santana, em Alagoinhas, em Vitória da Conquista e em outras cidades. E não podemos nos contentar apenas com isso. Ainda não estamos satisfeitos. Queremos ampliar. Como sócio, como vice-presidente,  estarei lutando ainda mais pelo crescimento e fortalecimento da nossa APPMBA".

Relembrando a importância da atuação da Associação na defesa dos pleitos da categoria, o representante da regional / Ilhéus, Sgt PM Mendes, falou sobre o modo de agir e a forma como atua a Entidade."Hoje a nossa Associação tem uma linguagem diferente, pois segue uma linguagem da negociação, da comunicação, do diálogo que lhe diferencia e que contribuiu na resolução do pleito na maioria das vezes de forma célere".

Comentando sobre a persistência dos que contribuíram para a existência da APPMBA, o diretor financeiro, Antônio Jorge, disse que o empenho e a dedicação dos nobres guerreiros foram fundamentais para se fazer eclodir uma entidade tão sólida."Eles foram desbravadores do caminho que hoje percorremos e aqui estamos para dar continuidade ao belíssimo trabalho, à esse sonho, à essa casa, à essa família, chamada APPMBA surgido há 57 anos atrás".

Inauguração da Placa: E para homenagear aqueles que em 15 de Outubro de 1959 não mediram esforços e lutaram pela fundação do Centro Social Beneficente dos Cabos e Soldados - CSBCS, hoje APPMBA,  a diretoria inaugurou uma placa em reconhecimento aos Cabos e Soldados que na época tanto se dedicaram em prol da Entidade.




Copa SD Lino Pitanga Filho teve início na última sexta-feira, 16

Postado: 19/09/2016 14:30
Aconteceu na última sexta-feira, 16, no Clube Social, em Lauro de Freitas, a abertura da 11ª Edição da Campeão das duas últimas edições da Copa Soldado Lino Pitanga Filho, o BEPE
 de Futebol Society "SD Lino Pitanga Filho". 

Promovido pela APPMBA, o evento que é o maior torneio de futebol entre os policiais e bombeiros baianos, foi marcado na abertura pelos jogos entre BEPTUR 3X1 49ªCIPM e BEPE 3 X 0 36ªCIPM. 

Para o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, o campeonato é mais uma possibilidade  de laser que a Entidade vem ao longo dos anos oferecendo para diminuir o stress dos participantes, assim como, promover interação entre os componentes de outras unidades e também um momento de descontração entre familiares e amigos.

Clique AQUI e acesse a galeria de fotos.

A abertura da competição também  contou com participações especiais como os ex-jogadores Marcelo Ramos, Reinaldo Aleluia e Cleber Carioca.



Diretores do Departamento de Esportes, Cultura e Lazer da APPMBA se reúnem com comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, para interagir sobre os últimos detalhes da 11ª Edição da Copa SD Lino Pitanga Filho

Postado: 08/09/2016 10:30
Com o objetivo de interagir sobre os últimos detalhes da 11ª Edição da Copa SD Lino Pitanga Filho, torneio de futebol society dos policiais e bombeiros militares da Bahia, diretores do Departamento de Esportes, Cultura e Lazer da APPMBA se reuniram na manhã da última terça-feira (06), com o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, no Quartel do Comando Geral, nos Aflitos. 

A Copa SD Lino Pitanga Filho começa no próximo dia 16 de setembro, a partir das 8h, no Clube Social da Entidade, em Lauro de Freitas. Com 32 unidades inscritas na competição, o torneio é o maior entre os policiais e bombeiros militares que acontece na Bahia.

Ressaltando o seu apoio à iniciativa da APPMBA, o coronel Anselmo Brandão falou sobre a  importância no cuidado com a saúde dos policiais militares e a confraternização entre os colegas. “Eu sempre busquei reativar os campeonatos de futebol da corporação, inclusive, quando comandei o CPRC-Atlântico, lancei de forma inédita o campeonato de futebol society, que foi um sucesso e expandiu por outros CPRs e unidades. Logo que assumi o comando geral reativei o campeonato da PMBA, que já aconteceu ano passado e está acontecendo neste ano. Parabéns por vocês insistirem com esta iniciativa há 11 anos”, salientou o comandante.

Participaram ainda do encontro o subcomandante geral da PMBA coronel Reis e os sargentos da reserva remunerada Capinam, Edson e Roque Neves.

Clique AQUI e acesse a galeria de fotos.



APPMBA marca presença no II Encontro Latino-Americano de Trabalhadores Públicos de Segurança Cidadã

Postado: 06/09/2016 08:59
A diretoria da APPMBA representada pelo seu diretor financeiro, Antônio Jorge, participa desde ontem, 5, em Belo Horizonte, Minas Gerais, do II Encontro Latino-Americano de Trabalhadores Públicos de Segurança Cidadã. 

Organizado pelo Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais com o apoio da Associação Nacional dos Militares do Brasil(ANERMB ) que a partir de agora passa a ter status de Associação Internacional, o evento que reúne líderes de entidades militares do Brasil e de países como Uruguai, Argentina, Chile e Peru é a segunda edição neste ano. Sendo a primeira realizada em março no Uruguai. 

O encontro continua nesta terça-feira e é voltado para representantes de classe dos profissionais de segurança pública e tem como objetivo a troca de conhecimentos e experiências pela valorização da segurança pública na América Latina.



APPMBA realiza torneio entre bombeiros da Região Metropolitana de Salvador

Postado: 06/09/2016 08:49
Sempre buscando promover interação e lazer entre seus associados, a APPMBA realizou no último sábado, 3, um torneio recreativo entre bombeiros militares da Região Metropolitana de Salvador. 

O evento aconteceu em Madre de Deus e foi organizado pelo diretor de esportes da Entidade, CB PM Jackson e pelo Sgt BM Ubiratan.

Para o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, é sempre importante  um momento de confraternização e lazer devido o alto grau de estresse que os militares passam durante as suas atividades.



Diretoria da APPMBA se reúne com Comandante Geral e obtém retorno de algumas reivindicações apresentadas em reunião anterior

Postado: 02/09/2016 14:14
A diretoria da APPMBA juntamente com representantes de outras entidades de militares estaduais, se reuniu na última terça-feira,31, com os comandantes gerais da PMBA e do BMBA, Cel PM Anselmo Brandão e Cel BM Francisco Telles. 

Em retorno à algumas  das reivindicações da Entidade que foi pauta da reunião no dia 01/06,  o comandante Anselmo Brandão informou que se reuniu com a SAEB e que estava trazendo algumas informações.

Sobre o pagamento da GAP IV e V para os policiais da ativa, ele disse que o decreto da GAP vai para análise da PGE nesta sexta-feira,2. Em seguida vai  para sanção do governador e que o pagamento retroativo está sendo avaliado como será feito. 

Ainda de acordo com o comandante, haverá necessidade do decreto, pois, a Lei 12566/12 é específica para quem já estava na corporação e que o mesmo  repetirá o texto dos incisos do art. 8° desta lei.

Sobre o auxílio transporte, estão regulamentando um novo formato do servidor público no geral, pois,  o objetivo é atender militares estaduais da capital e do interior.

Quanto ao concurso para Sd e CFO PM e BM a previsão é que o edital saia até o início de 2017.

Referente as promoções dos Sub judice, cassação de proventos e 25 anos da reserva das militares estaduais, foi proposto reiniciar os trabalhos do estatuto.

Quanto ao pagamento dos policiais que trabalharam nas Olimpíadas, este ocorrerá no dia 07/09/16.

As demais reivindicações, como auxílio alimentação, GAP V para inativos, reajuste salarial, entre outras, não tiveram retorno por não está no atual orçamento do governo .



Durante inauguração da sede do PETO, presidente da APPMBA recebe homenagem da 5ª CIPM

Postado: 02/09/2016 11:31
O presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, participou na manhã de ontem,1, da inauguração da sede do Pelotão de Emprego Tático Operacional - PETO da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar de Vera Cruz. 

Na oportunidade, Roque Santos foi homenageado com uma placa de amigo da Companhia e disse que a nova unidade  é mais um instrumento de força e segurança para população da ilha."Gostaria de agradecer ao comandante do CPRM, Cel PM Luziel e ao comandante da 5ª CIPM, Maj PM Dias, pelo reconhecimento, e parabenizar a todos que lutaram pela construção da referida base operacional". 

Também estavam presentes os diretores Sgt. PM Adroaldo, Cb PM Jackson e o diretor da Sucursal Ilha, Sd Augusto, que também é instrutor do PROERD da 5ª CIPM e participará de projetos sociais para crianças e adolescentes moradores da comunidade, tendo como sede a base do PETO.



APPMBA conquista na justiça 10,6% da GAP para os associados da Ativa e Reserva

Postado: 30/08/2016 12:24
A Associação  de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia - APPMBA informa que ganhou a ação dos 10,6% da GAP para os associados da Ativa e Reserva, sob processo n° 0087217-83.2011.8.05.0001.

Ressalta ainda que o valor já está no contra cheque do mês de agosto.

Anteriormente divulgamos a conquista da ação dos 34,6%.

Nosso jurídico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.

Visite nossa sede, e dê entrada nas ações que ainda não ganhou.



APPMBA promove festa em homenagem ao dia do soldado ontem, 28

Postado: 29/08/2016 13:56
Com o objetivo de comemorar o dia do soldado, a APPMBA promoveu ontem, 28, no Clube Social, em Lauro de Freitas, uma festa para seus associados e familiares. 

Para garantir a diversão dos convidados, o evento contou com música  ao vivo, cuidados com a saúde (equipe de saúde e a importância da atividade física com mostra de hidroginástica) e sorteios.

Entre os brindes sorteados, a Entidade disponibilizou TV, bicicletas, liquidificadores, batedeiras, cafeteiras, chapinhas para cabelo, entre outros.

Para o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, o evento foi um momento de prestigiar aqueles que se dedicaram e tem se dedicado ao bem comum, a preservação da ordem pública e paz social.



Diretoria da APPMBA se reúne com Sub comandante geral para apresentar demandas da tropa de serviço durante as Olimpíadas

Postado: 05/08/2016 19:05
A diretoria da APPMBA se reuniu na manhã desta sexta-feira,5, com o Sub comandante geral, Cel PM Reis e com os Tenentes Coronéis PM Ubirajara e Lemos, para tratar de demandas dos policiais militares que estão de  serviço durante  as Olimpíadas.  

Na oportunidade, quando questionado sobre a falta de colete e pistolas para todo o efetivo, ficou garantido que todo efetivo de serviço fará carga de colete balístico e pistola. 

Referente a situação da obrigatoriedade da carga fixa dos capacetes, sendo que nem todos tem como deslocar com o material, a diretoria foi informada que a carga fixa não é obrigatória, mas, caso os policiais desejem fazer a carga fixa, está autorizado.

Sobre os nomes(anotados pelo oficial) dos policiais que não puderam assumir o serviço por não haver EPI, não haverá qualquer prejuízo para o efetivo que no primeiro serviço só foi para área após a carga do colete balístico.

Quanto à questão do pagamento ser em VD, a justificativa dada  é para que não conflite com as horas extras que muitos já recebem.



Diretoria visita bases de alojamentos onde os policiais ficarão alojados nas Olimpíadas

Postado: 03/08/2016 08:52
Sempre atenta às condições de trabalho dos policiais e bombeiros militares baianos, a diretoria da APPMBA visitou ontem, 2, as bases de alojamentos do CFAP e EBDA onde os policiais ficarão  alojados no período do serviço das Olimpíadas.

Na base do CFAP apesar do alojamento possuir 22 beliches e ar condicionado em funcionamento, a diretoria solicitou a inclusão de cadeiras na área de TV e jogos.

Já no alojamento da EBDA ser composto de 17 quartos para o efetivo masculino e 01 para o efetivo feminino das CIPEs e na área externa possuir uma estrutura do sanitário e banheiro masculino e feminino, além dos que tem nos quartos, a sala de TV só faltava a instalação da mesma. 

A APPM sempre atenta e vigilante ao bem estar da tropa, também disponibilizou  o Clube Social de Lauro de Freitas para os policiais de folga.



Presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, viaja à Brasília para acompanhar a discussão e a votação do PLP 257

Postado: 01/08/2016 15:58
O presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, junto à representantes de várias associações representativas dos policiais e bombeiros militares de todo o Brasil, acompanha nesta segunda-feira,1, em Brasília, o debate e a possível votação do PLP 257. 

O projeto que está pronto para ser votado no plenários da Câmara,  visa o refinanciamento das dívidas dos Estados com a União, porém,  ao conceder o refinanciamento são estipuladas  exigências que ferem frontalmente os  direitos de todos os agentes públicos estaduais e do Distrito Federal em especial os militares. 

Entre as ameaças, o projeto se aprovado, pode causar: não concessão de aumento salarial; não ao aumento do efetivo; aumentar contribuição previdenciária; mudar o regime jurídico; não recebimento de adicionais por tempo de serviço e conversão em pecúnia de direitos e vantagens; aumento do tempo de serviço atentando assim a passagem para a Reserva Remunerada; acabar com posto e graduação imediata entre outros.

Para o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, o PLP 257/16 provoca uma reforma radical na administração pública que corta direitos dos trabalhadores e aposentados do setor público de todas as categorias dos serviços públicos dos Estados e do governo federal."Insistir em mudanças tão prejudiciais e danosas para os servidores públicos, é querer ver o Brasil parar. Isso pode implicar em uma greve geral no Brasil, inclusive dos militares estaduais".



Diretoria visita policiais da 58ª CIPM

Postado: 26/07/2016 09:47
Visando sempre estar próxima aos seus associados e ouvir suas demandas, a diretoria da APPMBA visitou na quinta-feira, 14, os policiais lotados na 58ª CIPM. 

No encontro, os diretores mantiveram contato também com o comandante da unidade, o Maj PM Adães e discutiu  algumas queixas da tropa como,  armamento, escalas e outros.

Receptivo, o comandante  convidou a diretoria para conhecer o espaço físico da unidade e informou que tem buscado oferecer condições dignas para os policiais.

Ao ser questionado sobre o serviço dos policiais da turma de 2015, o comandante disse que a unidade segue determinação do COPPM e ressaltou que teve que apresentar todo o efetivo da referida turma para o GESP.



Em reunião com dirigentes do PLANSERV, diretoria da APPMBA apresenta reivindicações da tropa

Postado: 25/07/2016 15:44
Representada pelo presidente, Sgt PM  Roque Santos, pelo vice, Sd PM Gilvan Santana, pela secretaria geral,  Sd PM Alaice Gomes, pelo tesoureiro da entidade, Sgt PM Antônio Jorge e pelo diretor executivo da Regional de Alagoinhas, Cb PM Joselito Feijó, a diretoria da APPMBA se reuniu na última terça-feira, 19, com o coordenador de Relacionamento com Beneficiários do  PLANSERV, Vitório Tibiriça e com a coordenadora de Atendimento, Ioná Gleides. 

Na oportunidade a diretoria apresentou uma pauta com varias reivindicações da categoria para que as mesmas fossem discutidas e posteriormente encaminhadas à coordenadora geral do PLANSERV, Cristina Cardoso.

Dentre os assuntos abordados,  foi discutido a Lei 13450 ( que fez algumas alterações no plano) que foi aprovada com a promessa de ampliar a rede de conveniadas na capital e interior do estado, o que não aconteceu.  

Segundo os coordenadores, em janeiro do corrente ano, houve  sete novos credenciamentos, mas, a maior dificuldade em novos contratos são os documentos, pois algumas unidades de saúde tem pendências exigidas no edital. 

Segundo eles, já existe um planejamento e a abertura de um novo edital só ocorrerá agora no segundo semestre de 2016 para ampliar a rede no interior do estado.

A diretoria cobrou também uma posição em relação  a deficiência do plano em diversas cidades do interior,  principalmente nas regiões sul, extremo sul e oeste do estado, mas foi informada que atualmente trabalham por demanda histórica, e que em algumas situações,  não tem como abrir convênio onde não há beneficiários. 

Os representantes do convênio ressaltaram ainda sobre a necessidade dos beneficiários do  PLANSERV  utilizarem dos serviços de ouvidoria e call center que funcionam de segunda à sexta de 7h às 21h e sábado, domingo e feriado de 8h às 18h, para reclamarem sobre a ausência de prestadores de serviço em suas regiões.

Entre outras demandas, a diretoria questionou o Sistema de Cotas implantado por prestadores para atendimento em várias cidades da Bahia e dos pagamentos cobrados para complementação de despesas médicas e consultas/procedimentos, o que configura uma prática irregular e reivindicou a  
necessidade da realização de convênios ou contratação de prestadores em algumas especialidades como por  exemplo, a de psicologia em virtude da grande necessidade de forma especial que a profissão militar traz devido a rotina stressante. 

Os dirigentes salientaram que o serviço de psicologia está disponível para os beneficiários, sendo porém, referenciado pelo profissional médico. 

Ao final do encontro, os representantes do convênio acolheram todas as solicitações  entregues e ficaram de buscar esforços para resolver em médio prazo as questões ora apresentadas.



APPMBA / 6ª Regional promove forró para comemorar os festejos juninos

Postado: 19/07/2016 13:02
Muito forró, comidas e bebidas típicas. Assim foi o Arraiá da APPMBA / 6ª Regional que ocorreu no último sábado, 18, no Clube da APPMBA, em Vitória da Conquista.

Marcado por um clima de confraternização e alegria, os associados e familiares se divertiram ao som de Luiz Henrique e Paulo Marcos e banda.

O diretor executivo da 6ª Regional, Sgt PM Albino Silva, fez questão de agradecer os associados que prestigiaram o evento. “Quero agradecer todos os associados e seus familiares que compareceram ao nosso arraiá. O evento foi um sucesso e uma oportunidade de promovermos um clima de diversão entre aqueles que devido a rotina do dia a dia, acabam se distanciado”.

Impossibilitado de comparecer, o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, elogiou a iniciativa da 6ª Regional. “A equipe está de parabéns em colaborar com um momento de interatividade e união entre os associados, pois é a união que nos fortalece para continuarmos de mãos dadas em prol dos nossos ideais”.



Diretoria da APPMBA marca presença na formatura dos novos sargentos da PMBA

Postado: 13/07/2016 14:23
A diretoria da APPMBA participou na tarde da última sexta-feira, 8, de mais uma formatura de sargentos da PMBA, na Vila Policial Militar, no Bonfim.

A partir de então, a segurança pública da Bahia passa a contar com o apoio de mais 245 servidores com a missão de servir e proteger o povo baiano.

Marcando presença para prestigiar o evento, o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, cumprimentou os formandos.”Daqui em diante, um novo ciclo se inicia, e por isso, desejo a cada um muito sucesso, sorte e que Deus conceda o livramento na execução das suas atividades”.



Com cartazes e faixas, APPMBA apresenta reivindicações da tropa durante cortejo do 2 de Julho

Postado: 13/07/2016 14:04
Sempre buscando defender os interesses da categoria, a APPMBA mais uma vez, neste 2 de Julho, data em que celebra a Independência da Bahia, foi às ruas de Salvador, apresentar as reivindicações e insatisfações da tropa, ao governador Rui Costa.

Das ruas da Liberdade com destino à Praça Tomé de Souza, diretoria, associados, familiares e amigos, usaram faixas e banners para dizer que REPUDIAM a postura PARCIAL dos “DIREITOS HUMANOS”, a NEGLIGENCIA DOS GOVERNOS e a PREPOTENCIA DOS PODERES CONSTITUÍDOS.

Cobraram uma só corporação para os militares estaduais ativos e inativos (Art. 121-EPM), o cumprimento da lei da GAP, auxílio alimentação digno, pois com R$9,00 não se compra se quer 1Kg de feijão.

Também disseram não à concessão. Reafirmaram quererem solução para a questão do auxílio transporte.

Pedindo segurança para quem dá segurança, reivindicaram o PROHABIT e disseram que moradia digna, não é luxo. É sobrevivência!

Ressaltaram o direito ao adicional de insalubridade e periculosidade que a tropa não recebe.

Relembrando o que diz a CONSTITUIÇÃO FEDERAL em seu Art. 40 que a mulher deve trabalhar 5 anos a menos que o homem, relembraram do que foi prometido em 2014 e até hoje a promessa não foi cumprida. A Bahia encontra-se atrasada em relação a 14 estados que já regulamentaram a aposentadoria das policiais.

Também chamaram a atenção dos representantes dos direitos humanos solicitando que os mesmos não anulem o Art. 2 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Entre outras reivindicações, a APPMBA questionou o reajuste do PLANSERV, reafirmando a qualidade do atendimento que não está bom na capital, na RMS e demais municípios que não tem redes conveniadas.

Abordou a questão dos proventos casados dos militares estaduais e a proposta do Novo Estatuto que foi discutido em 2013/2014 e que precisa retornar para avaliação das Associações representativas da classe e em seguida, ser votado na ALBA.

O presidente da Associação, Sgt PM Roque Santos, destacou a importância do ato. “Essa é uma forma importante de dialogar com o governo e a sociedade mostrando as necessidades e os anseios dos militares estaduais e aproveito a oportunidade para ressaltar ainda, que o comandante geral, Cel. PM Anselmo Brandão, tem abrido as portas para dialogar e atender demandas sejam individuais ou coletivas dentro das suas possibilidades.

Aplaudindo a iniciativa da APPMBA, policiais e bombeiros demonstram através de vários gestos, apoio à Entidade.



APPMBA apresenta demandas da tropa ao Comandante geral do Corpo de Bombeiros

Postado: 13/07/2016 14:01
A diretoria da APPMBA se reuniu na tarde de ontem, 28, com o Comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel BM Francisco Luiz Telles de Macedo, para tratar de assuntos relacionados a tropa.

De acordo com o presidente da Associação, Sgt PM Roque Santos, as demandas foram apresentadas através do Of.023/2016.

Sobre o auxílio transporte, o comandante afirmou que o pleito já está sendo estudado e a dificuldade está na questão orçamentária.

Quando questionado sobre o QOA/QOE, o mesmo disse que já está na PGE para análise do texto, e que no momento ele não tem poderes legais para transferir vagas do QUE para o QOA.

Outro ponto que também ganhou destaque foi a situação das promoções, mas o comandante garantiu que promoverá os soldados, cabos e sargentos, ressaltando ainda que está convocando para o curso para preencher as vagas, porém a dificuldade é o local para a realização do curso, pois terá o CAS que demanda mais tempo.

Quanto ao edital do QOA, são 23 vagas por antiguidade e 22 vagas por mérito intelectual, pois esse critério, de acordo com o Cel BM Telles, é fundamentado no R-200.

Em resposta às outras demandas como por exemplo, o EPI, o Cel BM Telles justificou que já foram comprados e que já está buscando individualizar os capacetes. Referente ao pagamento da GAP IV e V para os militares da turma de 2014, está dependendo da SAEB. Já os 25 anos da reserva das militares, ele se mostrou confiante e disse que acontecerá. Para os casos de migração, ele destacou que estão sendo atendidos e as transferências estão sendo realizadas.

Ainda na audiência, a diretoria foi informada que não há previsão para concurso em 2016 e que os bombeiros militares já estão tirando alguns serviços extras.



Diretoria da APPMBA apresenta pleitos da categoria ao comandante geral da PMBA, Coronel PM Anselmo Brandão

Postado: 02/06/2016 17:02
Com o objetivo de apresentar reivindicações e demandas da tropa, a diretoria da APPMBA representada pelo presidente, Sgt PM Roque Santos, pelo coordenador de esportes, Cb PM Jackson Castro e pelo diretor jurídico, Sd PM Nery Neto, se reuniu na tarde de ontem, 1, com o comandante geral da PMBA, Coronel PM Anselmo Brandão, no Quartel do Comando Geral, nos Aflitos.

Entre os assuntos da pauta, a diretoria apresentou questões como o auxílio transporte, PROHABIT, GAP IV para os soldados com mais um ano de efetivo serviço, previdência, promoção, estatuto, posto imediato, cassação de proventos, 25 anos de serviço para o efetivo feminino, reforma diária, entre outros.

Sobre o auxílio transporte, o comandante informou que tem se reunido com Edelvino Goes, secretário da SAEB, para resolver a situação e que até o final do mês de julho, dará um retorno do que for definido.

Quanto a questão da Habitação, ressaltou que tem um grupo de trabalho do governo discutindo o assunto e que os trabalhos ainda não foram concluídos e que também existe a possibilidade de parceria da cooperativa de habitação da PM e Caixa Econômica Federal.

Outro assunto que não poderia ficar de fora, foi a GAP IV para os policiais com mais de um ano de efetivo serviço que quando questionado, Coronel Anselmo Brandão destacou que quando foi regulamentada a GAP IV e a V, foi criado um dispositivo na lei que impede que o pagamento seja automático devido a questões financeiras."Já me reunir com o secretário da Administração para resolver definitivamente essa questão, mas até o final de julho, informarei a definição".

Dando seguimento a apresentação das solicitações da tropa, o presidente da Entidade, Sgt PM Roque Santos, requereu que a pensão vitalícia seja para morte em serviço ou em decorrencia dela, mas foi informado que todo fato que ocorrer com causa de morte, depois de apurado, se confirmar que o óbito foi devido a profissão, terá os mesmos direitos, mas, essa garantia é preciso está na lei.

Com relação às promoções, as mesmas continuarão acontecendo, porém as dos Subtenentes, o Comando está aguardando execução orçamentária para promover.

Cobrado sobre o CFOA, Coronel Anselmo Brandão disse em primeira mão que em julho será públicado o edital para 180 vagas, sendo 90 por antiguidade e 90 por avaliação intelectual.

Outro assunto que também não poderia ficar de fora da conversa, foi a votação do Estatuto, lembrado pelo presidente da APPMBA que solicitou o apoio do comandante para suprimir do documento, itens que não onera a folha do Estado e que são importantes para o policial militar como a mudança no artigo que impede a promoção dos policiais que estão sub júdice principalmente por ocorrências durante o serviço."Algumas mudanças como a do artigo 65 do EPM para que os policiais da reserva e da reforma não sejam punidos com a cassação de proventos, são necessárias que aconteçam para não prejudicá-los".

E um dos assuntos que sempre é destaque nas reuniões, mais uma vez, foi reapresentado na mesa. Os 25 anos para as policiais femininas que de acordo com o Sgt PM Roque Santos, apesar de tal pleito constar na proposta do novo EPM e ter sido bastante discutido durante o Grupo de Trabalho Instituído pelo Governo, as discussões sobre o tema não tiveram mais seguimento.

Garantindo que o Comando não se opõe, Coronel Anselmo Brandão disse que a questão deve ser tratada com os deputados na Assembleia Legislativa da Bahia.

Em relação ao fim do posto imediato, o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, ao questionar se existia alguma movimentação sobre o assunto e ressaltar também que isso seria algo inadmissível pela tropa, foi informado que não existe nenhuma mudança prevista para o fim do posto imediato na Bahia.

E referente ao auxílio alimentação que é uma queixa recorrente dos policiais, ficou garantido pelo comandante colocar o assunto na pauta da próxima reunião com o governador.

Sobre a transferência dos novos policiais, será publicado até o dia 09/06.



Diretoria da APPMBA realiza vistoria nas bases de alojamento da tropa durante a micareta de Feira de Santana

Postado: 04/05/2016 15:24
Com o objetivo de monitorar as condições de trabalho dos policiais militares que estão de serviço na micareta de Feira de Santana,
diretores da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPMBA visitam as bases de alojamento dos militares.

De acordo com o presidente da Associação, Sgt PM Roque Santos, o objetivo das visitas é averiguar toda e qualquer logística e estrutura operacional montada, para em caso de irregularidades, as mesmas serem encaminhadas ao Comando da Corporação.”Fizemos essas visitas durante o carnaval de Salvador de 2016 e deu certo, pois, detectamos situações em desacordo com as necessidades dos nossos policiais militares e buscamos correção destas falhas. E agora estamos repetindo o mesmo trabalho em Feira de Santana. Equipes de diretores estão circulando pelas bases de alojamento e interagindo com os militares”.

Participam das visitas, o diretor social da Entidade, Cb BM Ueslei, o diretor jurídico, Sgt PM Adroaldo, o coordenador de esportes, Cb PM Jackson e os diretores da regional de Feira de Santana, Sgt PM Adorno, Sgt PM Bastos, Cb PM Halinson e Sd PM Fábio Morais que desde do inicio do serviço, vem acompanhado toda estrutura montada para tropa.



APPMBA realiza missa em louvor à São Jorge, padroeiro da Entidade

Postado: 29/04/2016 11:08
Visando homenagear São Jorge, padroeiro da Entidade, a Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPMBA promoveu na manhã desta quinta-feira,28, uma Santa Missa e um Café da Manhã  que começou a partir das 10h, no salão de eventos e contou com a participação de diversos associados acompanhados de seus familiares. 



Diretores da APPM-BA participam de XIII Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do Brasil em Maceió

Postado: 08/04/2016 10:07
Diretores da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPMBA, participam desde de ontem, 7, em Maceió, Alagoas, do XIII Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do Brasil promovido pela Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (ANERMB) presidida pelo Sargento PM Leonel Lucas, em parceria com a Associação dos Cabos e Soldados em Alagoas (ACS/AL) representada pelo Cabo Wellington (presidente) e a Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL) representada pelo Sargento PM Gedson Ataíde (presidente), ambas filiadas da ANERMB.

O evento que já aconteceu nas regiões norte, sul e sudeste do país, prossegue nesta sexta-feira,8, pela segunda vez na capital alagoana, mais precisamente no auditório do Hotel Jatiúca, das 8h às 19h.

Entre os assuntos da pauta, houve discussões sobre o PLP 257 que prejudica a carreira dos policiais e bombeiros militares e palestras sobre o atual modelo de segurança pública do país. Nomes como o da secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Mikki, o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), o deputado federal, Cabo Sabino (PR), o deputado federal, Major Rocha (PSDB), a promotora de Justiça, Failde Mendonça, o promotor de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, entre outros que figuram a segurança pública de Alagoas, estão entre os palestrantes.

Para o presidente da Associação, Sgt PM Roque Santos, o fórum está sendo um importante momento de troca de diálogos e de intercâmbio de experiências."São 22 estados presentes para discutir temas de interesse dos policiais e bombeiros militares do Brasil apresentando seus anseios, suas necessidades e dificuldades de cada tropa".

Composta pelo presidente da APPM, Sgt PM Roque Santos, pelo coordenador geral, Sgt PM Agnaldo Pinto, pelo Tesoureiro Sgt PM Antonio Jorge, pelo presidente da comissão fiscal, Sgt PM Adroaldo, pelo diretor de esportes Sgt PM Roque Neves e pelo coordenador de esportes, Cb. PM Jackson, a comitiva permanece na capital alagoana até amanhã.

Homenagem - Como parte da programação do evento, algumas lideranças foram homenageadas como o ex presidente da APPMBA, Sgt PM Agnaldo Pinto que recebeu da ANERMB, uma comenda pelos relevantes serviços prestados.

Emocionado, o Sgt Agnaldo Pinto agradeceu a ANERMB pela homenagem. "É gratificante a gente ser reconhecido pelo que a gente é e pelo o que a gente faz. Estendo esta homenagem a todos os companheiros da diretoria da APPMBA agradecendo-lhes de todo o meu coração pelo companheirismo e por estarem lado a lado nas lutas diárias por melhores condições para a nossa categoria".

Diploma - Após participar na última quarta-feira,6, de uma reunião com representantes de diversas associações de militares estaduais, o presidente Sgt PM Roque Santos foi eleito e recebeu ontem,7, o diploma de secretário do Conselho Deliberativo da ANERMB.

Lisongeado por acumular mais uma função de suma importância para a defesa dos interesses da tropa, Sgt PM Roque Santos comentou a mais nova função."É um prazer fazer parte da diretoria de uma instituição de grande conceito que agrega inúmeras outras entidades representativas dos militares e que tem como missão principal representá-las no âmbito nacional".



Diretoria da APPMBA participa em Brasília de ato contra o PLP 257/16

Postado: 06/04/2016 00:46
Diretores da APPM-BA em conjunto com demais entidades representativas dos praças militares estaduais e do Distrito Federal, participaram ontem, 5, em Brasília, DF, de ato contra a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/16.

De acordo com o vice-presidente da Entidade e vereador de Jequié, Sd PM Gilvan Santana, o famigerado projeto visa retirar direitos e garantias dos servidores militares em todo território nacional.”O governo federal juntamente aos governantes estaduais visa engessar e massacrar a classe policial retirando o aumento salarial anual, não aumentando o efetivo, aumentando as contribuições previdenciárias, mudando o regime jurídico, retirando os adicionais por tempo de serviço, aumentando o tempo de serviço para trinta e cinco anos afetando assim a passagem para a reserva ou aposentadoria, acabando com o posto ou graduação imediata”.

Para o diretor jurídico da APPM regional Itabuna, Cb PM Neto, a representatividade tem o dever de ações contínuas e de excelência.”Estamos na luta contra essa aberração jurídica que é um golpe contra àqueles que estão dia e noite nas ruas protegendo e servindo à sociedade”.

Já para  o presidente da APPM, Sgt PM Roque Santos, que não pôde comparecer ao ato por outro compromisso em Maceió, o projeto é tão desrespeitoso com os militares que pode causar   uma paralisação nacional dos policiais e bombeiros militares." A tropa não merece tamanha falta de consideração. Já lutamos tantos para conquistar os nossos direitos e surge um projeto desta magnitude querendo tirar eles de nós", questionou Roque Santos. 

Após várias discussões, as entidades representativas dos militares propuseram algumas emendas como a retirada da citação aos militares dos estados e do DF do texto, a inclusão de um artigo prevenindo que “essa lei não seja aplicada aos militares”, reformulação de toda a lei retirando dos servidores públicos e dos militares o encargo da renegociação entre outras.

Além do vice-presidente da Entidade, Sd PM Gilvan Santana e do diretor jurídico da APPM regional Itabuna, Cb PM Neto, também participaram da comitiva os cabos PM’s Dias, Pólvora e Gilson.



Copa de Futebol Society "Sd Lino Pitanga Filho" chega ao final e BEPE consagra-se campeão

Postado: 04/04/2016 11:32
Chegou no último sábado, 2, a final do maior torneio de futebol dos policiais e bombeiros militares baianos. A Copa de Futebol Society "Sd Lino Pitanga Filho" promovida pela Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPM-BA, que após seis meses de competição entre 28 equipes formadas por praças e oficiais dos batalhões e companhias da PMBA e CBMBA, apontou o campeão e o vice, no Campo Society do Clube Social da APPM-BA, em Lauro de Freitas.

Disputando o terceiro e o quarto lugar, o Esquadrão Águia e a 22ª CIPM/Simões Filho entraram em campo por volta das 8h30. Bola rolando e o Esquadrão Águia garantiu a sua terceira colocação vencendo por 3 X 2.

Já a busca pelo título de campeão e vice campeã, teve início a partir das 10h30 com o BEPE e a 37ª CIPM/Liberdade entrando em campo em uma disputa acirrada que ao fina da partida, o BEPE consagrou-se campeão por 3X2.

Responsável por dar o ponta pé inicial da partida que definiu o campeão e o vice campeão do torneio, o presidente do Conselho Administrativo da Entidade, Sgt PM Roque Santos falou sobre a importância da promoção do campeonato para os policiais e bombeiros militares.
"O objetivo do campeonato é promover principalmente a confraternização, amizade e companheirismo entre os policiais e bombeiros militares, permitindo assim um momento de lazer para esses profissionais que passam por momentos de tensão e stress durante as suas atividades".

O presidente parabenizou toda a diretoria de esportes sob a coordenação do Cb. PM Jackson pelo compromisso e dedicação com as equipes participantes e disse ainda que o objetivo do campeonato foi alcançado com êxito."Ficou perceptível que a cada rodada foi um momento de lazer para os participantes, pois depois dos jogos alguns permaneciam no clube juntamente com os seus familiares para desfrutar das outras áreas de laser e interagir com os demais companheiros e fazer a famosa resenha pós jogo".

Comemorando o sucesso do campeonato, o Cb. PM Jackson destacou a atuação das equipes participantes. "Muitas equipes tinham condições de chegar ao título pelo alto nível de futebol apresentado, só que o futebol muitas vezes é decidido nos detalhes e muitas equipes ficaram de fora por conta destes detalhes, mas todas elas estão de parabéns pela participação e por ter honrado as suas unidades. Parabéns ao BEPE por ter vencido duas verdadeiras batalhas que foi a semi final e a final.

Participaram do evento, o subcomandante da PMBA, Cel PM Reis, o coordenador do CPRC RMS, Ten Cel Ulisses, representando o comandante do CPRC, Cel PM Luziel, o Maj. PM Sena, representando o DPS, o Maj PM Edmilton, comandante da 37ª CIPM, o Maj. PM Barros, comandante da 9ª CIPM e o Maj. PM Flávio, representando o Ten Cel PM Saulo, comandante do BEPE.

Quanto a classificação e a premiação, ficou assim:

Campeão - BEPE - Troféu Enaldo Rodrigues (presidente da FBF)
Vice campeã - 37ª CIPM/Liberdade - Troféu Wilson Paim, FBF
3º colocação: Esquadrão Águia - Troféu SGT Roque Neves
4º colocação - 22ª CIPM - Troféu Cb Paiva

Jogadores em destaque:

Melhor goleiro - Sd PM Wellington do BEPE

Melhores artilheiros ambos com nove gols - Sd PM Ronaldo do BEPE e o
Sd PM Uellington do Esquadrão Águia.

Crack do campeonato- Sd PM Nery - da 37ª CIPM/Liberdade

Melhor treinador - Sd PM Cunha do BEPE

Entre os homenageados por participarem do bom andamento do campeonato, seja nos respectivos jogos ou apoiando a inciativa da APPMBA, estão o Maj PM Amâncio, o Maj PM Barros, Sgt PM Frank, o Sgt Dórea, o Sd Tacio e o Sd Nailson.



Balanço de Prestação de Contas Exercício 2015 é aprovado sem ressalva

Postado: 01/04/2016 02:37
Visando apresentar o Balanço de Prestação de Contas Exercício 2015, o presidente da Associacão de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia - APPMBA, Sgt PM Roque Santos e o presidente da Assembleia Geral da Entidade, Sgt PM João dos Santos, promoveram na manhã desta quinta-feira, 31, uma Assembleia Geral Ordinária para apresentar o relatório das despesas e investimentos da Entidade aos associados.

A reunião que teve início a partir das 9h30 com a apresentação do relatório anual pelo tesoureiro Sgt PM Antonio Jorge, contou com a participação de diversos associados e representantes das regionais como o Sgt PM Gerson Mendes da 1 Regional / Ilhéus que destacou o trabalho transparente da Associação." A APPMBA é uma das poucas Associações que apresenta suas contas aos associados para que os mesmos possam ver o que e com que a Entidade gastou e está gastando. E isso é  muito válido".

Já o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, ressaltou sobre as dificuldades enfrentadas na realização dos investimentos por conta dos movimentos paredistas que aconteceram." Nossa Entidade passou por dois movimentos quase letais por ter a sua arrecadação retida por determinação judicial por mais de um ano, e, mesmo assim, seguiu rumo ao crescimento, ao desenvolvimento. Seja fazendo investimentos nas regionais, no clube ou apenas pontuais, nós jamais desistiremos de ser uma Associação disseminada por toda a Bahia que tem como foco a valorização dos nossos associados".

Para o vice-presidente e vereador de Jequié, Sd PM Gilvan Santana, a iniciativa da prestação de contas é a melhor forma de transparência de uma entidade séria que respeita os seus associados. "As contas, os balancetes da entidade sempre estarão abertas pela APPM aos seus associados como dever e obrigação".

Baixe o Balanço de Prestação de Contas Exercício 2015.



Secretária geral e coordenadora do Núcleo de Mulheres da APPMBA, Alaice Gomes, participa de audiência em homenagem aos 25 anos de ingresso das mulheres na PM e no Corpo de Bombeiros

Postado: 16/03/2016 15:14
Carregando consigo um banner com o slogan "Policiais e bombeiras militares da Bahia, não seremos as últimas", a secretária geral e coordenadora do Núcleo de Mulheres da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPMBA, Sd PM Alaice Gomes, participou na manhã de ontem, 15, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia, em celebração aos 25 anos do ingresso das mulheres na Polícia Militar (PM) e no Corpo de Bombeiros da Bahia que atualmente juntas, somam o equivalente a 4.345 servidoras.

Promovida pela Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa e presidida pelo deputado estadual Bira Corôa (PT), além do tom de celebração, a atividade foi marcada pela exposição de uma série de reivindicações, a exemplo da fixação do prazo de 25 anos de trabalho para as mulheres sem representar, no entanto, perdas no progresso da carteiralqa. Treze estados brasileiros já conseguiram aprovar a lei de 25 anos de reserva para as mulheres.

Proponente da audiência, o deputado Bira Corôa ressaltou a importância feminina no processo de humanização da atividade policial. "Durante décadas, o ato da defesa esteve ligado diretamente ao homem, por isso, é com satisfação que retomamos o trabalho desta Comissão celebrando marco tão importante, que representa mudanças na mentalidade nas corporações baianas. Esse momento chama para esta Casa Legislativa a responsabilidade de um olhar de reconhecimento e valorização, devendo ser refletido nos processos de elaboração e aprovação de leis que determinem ações sobre as corporações aqui citadas", disse em sua fala de abertura.

Para a secretária geral e coordenadora do Núcleo de Mulheres da APPMBA, Sd PM Alaice Gomes, o que era pra ser um evento em homenagem aos 25 anos da mulher na PM/ BM, tornou-se um momento de busca pelos direitos das policiais e bombeiras militares da Bahia." Existem pontos que precisam ser evidenciados sempre, como por exemplo, a questão que em 13 estados, inclusive o estado que inseriu a mulher nas corporações após a Bahia, já é garantido a reserva aos 25 anos para as guerreiras. Com essa lei, é preciso analisar também, a questão das promoções para não alcançar um direito perdendo outros".

A secretária mencionou que tem estados que os 25 anos é garantido para homens e mulheres, pois os mesmos já entendem que a atividade policial é periculosa.

Ainda em seu discurso, solicitou ao deputado Bira Coroa e a deputada Fabiola Mansur, que apresentasse uma indicação ao governador para que estas policiais e bombeiras militares possam ter seus direitos garantidos.

Outra importante discussão abordada no plenário foi a necessidade de revisão das políticas de promoção da carreira, que acontece em ritmo diferenciado entre homens e mulheres. Um exemplo apontado foi o das policiais da primeira turma de mulheres da PM, que só receberam sua primeira promoção em 2015, ao completar 25 anos de carreira militar.

O debate apontou ainda diversos encaminhamentos, como a retomada do debate sobre o Projeto de Lei que determina os 25 anos de trabalho para as mulheres nas corporações; elaboração de um projeto que reserve 30% das vagas para mulheres nos próximos concursos, associado a uma redefinição interna nos processos de promoção da carreira, além de apresentação de propostas de mudanças no operacional das corporações, visando o atendimento das necessidades básicas das mulheres em serviço.

Finalizando, Sd Alaice agradeceu a promoção do evento."Entendemos que eventos como estes é importante para o fortalecimento da Segurança pública e por isso, agradecemos a sensibilidade do deputado Bira Coroa e de sua assessora, a guerreira Lindinalva de Paula, mulher negra que sempre vem lutando por equidade de gênero e igualdade racial".



APPM-BA realiza doações de leite à instituição que cuida de crianças

Postado: 10/03/2016 10:16
O presidente da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPM-BA, Sgt PM Roque Santos, visitou na terça-feira, 8, o Lar da Criança, em Vila Laura, em Salvador, para realizar as doações do leite em pó arrecadado pela Entidade com as trocas dos abadás do bloco Polimania.

O Lar das Criança é uma instituição que cuida de crianças que chegam através do Juizado da Infância e Juventude ou do Conselho Tutelar.

Lá, os pequeninos encontram proteção, recebem amor, carinho, educação, alimentação, medicamentos (quando necessário), e com a ajuda de pessoas amigas, também recebem assistência médica, assistência psicológica, assistência pedagógica, dentre outros.

Na oportunidade, o presidente enalteceu a dedicação, o carinho e o amor que os funcionários e voluntários demostraram com as crianças.



Presidente da APPMBA, Sgt Roque Santos, reúne-se com o comandante do BEPTUR para apresentar demandas da tropa

Postado: 04/03/2016 17:33
O presidente da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPMBA, Sgt Roque Santos, participou na manhã desta quinta-feira,3, de reunião com o comandante do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico(BEPTUR), Tenente Coronel PM Josehilton e o P3 da unidade, Capitão PM Muniz.

Na oportunidade, o presidente apresentou algumas demandas da tropa que trabalha na unidade como, escalas de serviço, folga e alguns postos de serviço.

Em resposta à tais reivindicações, o comandante explicou sobre as peculiaridades do serviço da unidade que além do apoio turístico nas regiões onde existe pontos turísticos, também tem dado apoio às outras unidades realizando abordagens.

Ainda segundo o comandante, as escalas estão sendo organizadas de acordo as necessidades da unidade e dos policiais, o que irá resultar em mais tempo de folga para os mesmos.

Sobre a dificuldade em ceder folgas a um número maior de policias nos finais de semanas, o comandante afirmou está buscando alternativas para atender as demandas conforme as necessidades do Batalhão e dos militares.

Quanto a escala da tropa que presta serviço no policiamento ostensivo e atua como bilíngue no atendimento aos turistas, Coronel PM Josehilton ressaltou que ajustou a escala conforme solicitação dos policiais que desempenham esse serviço e que irá se reunir com eles para saber suas dificuldades.



APPMBA realiza Assembléia Geral Especial para esclarecer assuntos de interesses dos associados da reserva e da reforma

Postado: 26/02/2016 21:16
Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPMBA promoveu na manhã desta sexta-feira,26, em sua sede, em Caminho de Areia, uma Assembléia Geral Especial, que teve por objetivo discutir assuntos de interesses dos associados da reserva e da reforma.

Na pauta de discussão, a diretoria juntamente com os advogados da entidade, Dr. Abdias Amâncio e Dr. Silvino, trataram de assuntos como: a Habilitação, Gap IV e V, 34,6 e 10,6% sobre a GAP, entre outros.

Em sua palestra, Dr. Abdias falou das ações ajuizadas nas varas da fazenda pública e da questão dos policiais que foram para a reserva sem a GAP. Já Dr. Silvino, abordou a questão do endividamento dos policiais por conta do abuso e irresponsabilidade dos bancos com relação aos empréstimos consignados e descontos na conta do servidor.



Diretoria da APPM visita Camarote Espaço Folia

Postado: 09/02/2016 16:34
Na tarde de ontem, 8, a diretoria da APPM marcou presença no Camarote Espaço Folia destinado aos policiais e bombeiros militares em seus dias de folga durante o Carnaval de Salvador.

O presidente da Associação, Sargento PM Roque Santos, esteve no local para conferir a estrutura de perto."É um espaço montado que a cada ano vem promovendo entretenimento a tropa e aos seus familiares. É uma oportunidade para os policiais se divertirem e curtirem a maior festa do planeta".

Com uma área total de 1.791m2, o Espaço Folia está montado nos dois circuitos. Um no circuito Dodô (Barra/Ondina) e outro no Osmar (Centro).

Oferecendo diversos serviços para garantir o lazer, o conforto e a diversão dos convidados, o camarote possui boate, salão de beleza, espaço relax, sala VIP, praça de alimentação e praça interativa com shows ao vivo.



Bloco Polimania promove muita diversão e alegria entre policiais e bombeiros no Carnaval de Salvador

Postado: 08/02/2016 14:25
Mais um ano de muito sucesso. Assim foi o desfile do Bloco Polimania entre os dias sexta-feira,5, e sábado,6, no Circuito Osmar – Campo Grande/Avenida.

Sob a animação da Banda Teus Santos na sexta e no sábado, da Banda Asas Livres, o Polimania fez a alegria da tropa no Carnaval de Salvador 2016.

Completando seu décimo quinto desfile, o Bloco foi sucesso de público este ano, isso porque, conforme o presidente da Associação, Sargento PM Roque Santos, o Polimania reuniu aproximadamente 3 mil policiais e bombeiros militares com seus familiares."O Polimania tem a grande função que é de promover interação e aproximação entre os policiais que muitas vezes devido o corre corre das atividades, não tem tempo de se reencontrarem. E este ano foi sucesso de público. Todos brincaram e se divertiram em um momento de muita festa e alegria".

Também comemorando o sucesso do Polimania, o vice presidente da APPM e vereador de Jequié, Soldado PM Gilvan Santana, parabenizou os associados pelo grande número de participantes no desfile."Foi um ano com um percentual de público diferente. Isso mostra a nossa união, o nosso compromisso e o nosso respeito com cada policial e bombeiro militar que faz parte da nossa Associação".



Diretoria da APPM realiza visitas para conferir as condições de trabalho dos policiais e bombeiros militares durante o Carnaval de Salvador

Postado: 07/02/2016 13:01
Com o objetivo de conferir as condições de trabalho, bem como, a organização dos postos, a logística e toda estrutura operacional e administrativa dos policiais e bombeiros militares da capital e do interior que estão de serviço nos Circuitos do Carnaval de Salvador 2016, a diretoria da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia - APPM vem desde quarta-feira, 3, visitando as unidades de trabalho e as bases de alojamentos.

De acordo com o presidente da Entidade, Sagento PM Roque Santos, desde quarta-feira as equipes de diretores escalados estão circulando nas diversas bases observando e acompanhando as demandas da tropa."Detectamos problemas que já são historicamente recorrentes durante este evento, mas foram resolvidos graças a atuação direta da associação junto aos oficiais coordenadores e até mesmo diretamente ao Comandante Geral".

Para o vice-presidente, Soldado Gilvan Santana, as visitas são de suma importância para que se possa propor reparação das anormalidades e adequações pertinentes."Estamos sempre atentos. Em visita às bases da Vila Militar, por exemplo, nós conseguimos ajustar o horário do almoço com o TC PM Ivanildo por conta do deslocamento de patrulha no horário de meio dia. Já na base do EBDA, foi possível verificar junto ao Major PM Ricardo Santana, uma situação do sistema de ar que estava dando queda de energia e a situação foi resolvida com a troca de um disjuntor".

As visitas continuam até terça-feira, 9, com total apoio e assistência tanto na área social quanto jurídica.



APPMBA Comemora 54 anos de serviços prestados

Postado: 01/02/2016 16:39



Proposta da APPM-BA é aprovada em Brasília

Postado: 01/02/2016 15:00



APPM discute o carnaval da Tropa com Comandante Geral, que revela aumento no valor das diárias

Postado: 01/02/2016 14:57
O Coronel Anselmo Brandão respondeu que vem buscando valorizar a tropa de diversas maneiras, entre elas atualizando a tão atrasada entrega das medalhas, essencial para possibilitar a promoção dos praças e graduados. Está sendo concluído um levantamento e em breve será publicada portaria contendo o nome de todos os policiais e onde estão alocados. “Muitos policiais já foram prejudicados por estarem em um local na prática, mas oficialmente em outro. Venho adotando uma postura de apoiar a tropa”, disse o comandante.

Sobre os policiais que estão respondendo por participação na greve o coronel disse que está sendo pressionado a punir deliberadamente, mas ele não irá fazer caça as bruxas. “Estou analisando cada caso. Punições vão existir, mas para corrigir e não para massacrar os policiais. Decisões mais duras só serão tomadas para os casos extremos, não há predisposição em punir deliberadamente”, esclareceu.

Sobre a descentralização da Junta Médica o comandante prometeu estudar soluções, e que inclusive já está abrindo concurso para novos médicos como parte do projeto de reabrir o Hospital da PM e oxigenar a policlínica.

Sobre o Salvador Card, assim como a APPM já tem agendada reunião com os diretores Horácio Brasil e César Nunes, o comandante irá marcar um encontro com eles para tentar soluções favoráveis à corporação.



APPM-BA leva profissionais de saúde para o DP

Postado: 15/12/2015 09:27
Nesta segunda-feira (14) diretores da APPM-BA ministraram palestra no Departamento Pessoal da PMBA – DP - sobre os cuidados com a saúde. Em uma equipe multi participaram enfermeira, nutricionista e educador físico, além da colaboração de alunos do curso de enfermagem, que aferiram pressão e taxa glicêmica.

A APPM-BA realiza palestras em todas as unidades que solicitam, com o objetivo de levar à tropa informações sobre cuidados com a saúde e a importância da prevenção. As palestras foram ministradas pela enfermeira Cabo Doralice, pelos profissionais em educação física Cabo Jackson e o Soldado Guimarães, além do nutricionista Cabo Pestana.

Foram abordados diversos temas relacio-nados à saúde e doenças como câncer de mama, próstata e do estômago, alimenta-ção saudável e a importância da atividade física.

 



Diretoria da APPM se reúne com governador Rui Costa e apresenta reivindicações da categoria

Postado: 04/12/2015 00:45
O presidente da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPM, Sgt PM Roque Santos e a secretária geral Sd PM Alaice Gomes, participaram na última terça-feira, 1,  na sede da Governadoria, no CAB, de uma audiência com o governador Rui Costa.

Na pauta de discussão, o governador do Estado apresentou os três projetos que foram enviados à Assembleia Legislativa da Bahia para votação. O Prêmio por Desempenho Policial (PDP),  Licença Premio/Férias e Previdência(já aprovado).  Já os representantes da APPM apresentaram uma pauta requerendo a manutenção de demandas relacionadas às melhorias nas condições de vida dos Policiais e bombeiros  Militares,  como, Manutenção dos direitos já adquiridos, Estabilidade Econômica, Licença Prêmio, Promoção para os policias que se encontram sub judice, pois estes não estão sendo promovidos, Auxílio Transporte, GAP V para todos os policiais que trabalham 40h semanais, Restabelecimento do PROHABIT, Ampliação no número de vagas para o Quadro de Oficiais Auxiliares – QOA, 25 anos para aposentadoria das militares estaduais, Auxílio transporte   entre outros.

Questionando o projeto atual do PDP que dispõe no texto que mesmo que a meta estadual não seja atingida e ainda assim o policial será contemplado, sendo desta forma, direcionado para a área operacional e não à área administrativa, o  presidente da Entidade ressaltou a importância da valorização de todos os Policiais  e Bombeiros Militares. “É preciso que todos os policiais e bombeiros que trabalham em unidades não operacionais, também possam ser contemplados”.

Durante a reunião, outro ponto que também ganhou destaque foi a Previdência dos Militares Estaduais que segundo o Sgt PM Roque Santos, a família não pode ficar desamparada. Ao ser questionado, o governador se comprometeu em enviar para a Assembleia alteração na Lei Previdenciária, sendo que, a alteração será para amparar os familiares dos militares mortos em serviços ou em decorrência dele.

Preocupado com a situação da Isonomia Salarial entre os ativos e inativos, o presidente da APPM frisou que os mesmos só têm conseguido seus direitos através de ações judiciais.

Inconformado com a suspensão do PROHABIT, Sgt Roque Santos enalteceu a importância do Programa para os policiais e bombeiros que vivem em situação de risco e têm a necessidade de adquirir imóveis em localidades dignas. “É preciso que os policiais que já tem a carta sejam atendidos e que o programa seja garantido aos demais profissionais”.
Ainda apresentando reivindicações de melhorias para a categoria, o presidente requereu que seja resolvido a questão do auxílio transporte  para os militares estaduais que ao transitarem fardados em coletivo, colocam suas vidas em risco. O governador salientou que já se encontra na PGE a análise de tal pleito e que os policiais e bombeiros militares que residem na Capital poderão ter um cartão de acesso ao coletivo e ao metrô, como uma das opções de auxílio e aos do interior, estão fazendo os ajustes. A Sd Alaice cobrou os 25 anos da reserva para as militares estaduais. "Nossas guerreiras completaram 25 anos de serviço prestado à corporação, permanecem na expectativa que este direito seja validado".

Também participaram da reunião o comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Anselmo Brandão, os secretários estaduais Mauricio Teles Barbosa (Segurança Publica), Josias Gomes (Relações Institucionais), Edelvino Góes (Administração), além de Cmt e Sub cmt geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, Estavam, Cel PM Teles e Cel PM Miguel Angelo.



APPM-BA participa de 12º Fórum Nacional e discute Carreira Única

Postado: 22/11/2015 08:32
Nos últimos dias 19 e 20/11/2015 diretores da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia participaram da 12ª edição do Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do Brasil. O evento foi iniciado com um minuto de silêncio em protesto às brutais mortes da Sd PM Dulcineide, em Salvador, e do Cb PM Holanda no Pará.

O Prof. Bruno Sá Martins, especialista em previdência, falou sobre um regime próprio de previdência, tema de grande preocupação para os militares estaduais, por se tratar das condições de pagamento pelos estados das aposentadorias, reserva remunerada e pensões. Muitos estados já falam das dificuldades em pagar essas obrigações e já estudam mudanças.

Em seguida falou-se sobre o ciclo completo de polícia (PEC 431/2014), que teve como palestrante o Dep. Federal Sub Tenente Gozaga. O tema gerou muita polêmica entre os militares estaduais, pois alguns estados são favoráveis, porém outros buscam entender melhor quais os benefícios para o sistema de segurança pública, principalmente para o Praça e a sociedade.

Carreira única (PEC 51/2013), reforma e modernização da segurança publica tiveram como palestrante o Dep. Federal Maj. Rocha. Os temas são anseios da maioria dos militares estaduais, principalmente em se tratando da carreira única. Segundo o palestrante, cerca de 86% dos militares querem carreira única, mas durante o debate surgiram muitas dúvidas em relação ao interstício para promoção. A maior polêmica nessa PEC 051 é a desmilitarização das polícias militares do Brasil, nesse ponto muitos estados são contra. Ainda tem muito que se discutir nessa PEC, pois muitos direitos conquistados com luta podem se perder.

Ao termino do encontro foi formulada uma carta da ANERB sobre o Ciclo Completo de Polícia. Confira na integra:

Carta Aberta

CARTA ANERMB SOBRE CICLO COMPLETO DE POLÍCIA

Brasília – DF, 20 de Outubro de 2015

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE POLICIAIS MILITARES, BOMBEIROS MILITARES E PENSIONISTAS DOS MILITARES DO BRASIL - ANERMB, neste ato representada por sua Diretoria Executiva, vêm perante a sociedade brasileira manifestar nosso posicionamento a respeito do projeto que visa criar o CICLO COMPLETO para as Polícias Militares dos Estados.

É latente que a sociedade brasileira clama por reestruturação no âmbito dos Órgãos de Segurança Pública no Brasil. Assim como de grande importância é que as estruturas hierarquizadas das Polícias Militares sejam organizadas em CARREIRA ÚNICA, pois é inaceitável que tenhamos corporações divididas entre Oficiais e Praças, quando o objetivo comum é atender os preceitos constitucionais para a manutenção da ordem pública com a atividade de polícia ostensiva.

Diante do exposto, a ANERMB manifesta apoio ao projeto que visa criar o CICLO COMPLETO para as Polícias Militares dos Estados desde que as estruturas hierarquizadas das Polícias Militares sejam organizadas em CARREIRA ÚNICA, inclusive com paridade e isonomia salarial com os demais órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública.



Diretores da APPM-BA se reúnem com comandante da PMBA para tratar do Carnaval, Promoções, Moradia, Transporte e outros temas

Postado: 12/11/2015 21:46
Nesta quarta-feira (11), diretores da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia - APPM-BA - se reuniram com o Comandante Geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, para acompanhamento de demandas solicitadas em reuniões passadas e levar novas necessidades da tropa.

Sobre as promoções, o comandante informou que vai continuar realizando conforme as vagas existentes e com as condições financeiras do Estado.

Sobre a previsão de vários policiais solicitarem a reserva em abril de 2016, disse que os processos serão liberados normalmente. Se houver demora será por conta do grande número de pedidos.

A convocação de policiais da reserva para o serviço administrativo, está em fase de análises.

Sobre a reforma da previdência, o comandante informou que está apresentando propostas em busca de adequar à nossa realidade.

Em relação ao auxílio transporte, o coronel Anselmo disse que está finalizando os trabalhos junto com a PGE.

Em relação a suspensão do PROHABIT, o comandante informou que está sensível a situação dos policiais e que também está engajado na luta para reverter esta situação.

Sobre a promoção para policiais com restrições administrativas ou judiciais, o comandante informou que é uma proibição prevista no estatuto. Ficamos de apresentar uma proposta para ser avaliada pelo comando e pela PGE. São muitos os policiais nesta situação e a maioria por conta do serviço.

Falamos também da logística do carnaval. Ainda não há decisão da forma de pagamento, se diária ou hora extra. Disse ainda que não será possível abrir mão do apoio das forças armadas com relação aos alojamentos. E, onde houve problemas de acomodações neste ano, serão resolvidos para o próximo.

Solicitamos que nos locais de ocorrências mais violentas as patrulhas sejam com o efetivo maior e pelo menos mais um policial armado além do comandante da patrulha, o comandante ficou de avaliar.

Participaram ainda da reunião o presidente da APPM-BA Roque Santos, além dos diretores Alaice Gomes, Adroaldo Alves e João Santos.



Proposta da APPM-BA é aprovada em Brasília

Postado: 22/10/2015 02:14
Uma Proposta de regulamentação do acúmulo de vínculos empregatício na Saúde e Educação por militares foi apresentada pela APPM-BA no X Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do Brasil - ANERMB, que aconteceu em Goiás, foi apresentada em Brasília, na Carta do Fórum, gerando a aprovação, em 1° turno, da PEC 215/2003, do Deputado Alberto Fraga.

Essa PEC permite que policiais e bombeiros militares possam acumular as funções de magistério e na área da saúde, e foi apresentada pelo Vereador Soldado Gilvan, vice-presidente da APPM-BA, acompanhado pelo Presidente Sargento Roque Santos, do Diretor Financeiro Antonio Jorge e da Soldado Alaice Gomes, Secretaria Geral.

Mais um grande avanço para a nossa Categoria conquistado por esta entidade que comemora seus 56 anos.



Copa da APPM estreia com 43 gols e triunfo do campeão, BEPE

Postado: 21/10/2015 22:47
Com apenas sete jogos realizados na abertura, a 10ª edição da Copa Lino Pitanga Filho, realizada pela Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPM-BA – registrou a excelente média de 6,1 gols por partida, anunciando o que está por vir. A bola rolou inicialmente na sexta-feira, dia 09, quando o atual campeão Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos – BEPE – venceu a 11ª CIPM/Barra por 2 a 1, e o estreante Batalhão de Operações Especiais – BOPE – bateu a 23ª CIPM/Beirú-Tancredo Neves por 3 a 2. O BOPE lidera o Grupo A com 3 pontos e 3 gols marcados. Com a mesma pontuação o BEPE é o segundo com apenas dois gols marcados.

Já no sábado (10), foi a vez da primeira goleada da Copa. O 3º GBM/Iguatemi sapecou 7 a 1 no 14º GBM/Madre de Deus e garantiu lugar na primeira colocação do Grupo B, após o encerramento da 1ª rodada, que teve ainda o triunfo da 5º CIPM/Vera Cruz por 3 a 2 sobre a 9ª CIPM/Pirajá.

No último final de semana, pelo Grupo C, o primeiro empate da competição. Esquadrão Águia 6x3 10ª CIPM/Candeias. Por acordo dos clubes, a partida entre o 18º BPM/Pelourinho x BCS Itinga foi transferida para data a ser agendada. Pelo Grupo D, a 35ª CIPM/Iguatemi sofreu a segunda goleada da competição. 6 a 2 para a 22ª CIPM/Simões Filho, enquanto a 47ª CIPM/Pau da Lima, venceu o Batalhão de Guardas por 3 a 2.

Na artilharia da competição já despontam Luciano Xavier e Cleberson, ambos da 22ª CIPM com 03 gols marcados.

Ainda pela primeira rodada, nesta quinta-feira (22), a equipe do Quartel do Comando Geral - QCG – estreia contra a 50ª CIPM/Sete de Abril. Na sexta-feira (23), BEPTUR x BCS/4ªCIA BG. Não haverá jogos neste sábado (24), por causa das provas do ENEM.



Clube lotado e muita diversão no Dia das Crianças

Postado: 14/10/2015 14:41
Os policiais e bombeiros militares da Bahia aproveitaram as ações da APPM-BA para relaxar no feriado do Dia das Crianças, enquanto seus filhos se divertiam e ganhavam presentes. Todos os clubes sociais da Associação de Praças, na capital e no interior do estado, lotados de adultos, crianças e adolescentes, que curtiram as ótimas instalações, campo de futebol, piscinas, restaurantes, parquinhos, além da distribuição de lances, brinquedos e brincadeiras com os palhaços.

Completando 1 ano à frente da APPM-BA, o presidente Roque Santos vem fazendo uma verdadeira revolução administrativa, otimizando a utilização dos diretores, com idéias inovadoras e permitindo que a instituição esteja cada vez mais perto da tropa, acompanhando, cuidando e buscando melhorias através dos governantes.

No caminho da nova gestão, o cabo Jackson, que assumiu o Clube Social de Lauro de Freitas e sua equipe, vem dado exemplo de administração eficiente e econômica, tendo transformado o clube, em menos de um ano, em um espaço funcional, bem cuidado, com equipamentos novos ou bem manutenidos e em constante evolução, se tornando inclusive lugar de apoio aos associados e para a comunidade com aulas de hidroginástica, escolinhas de futebol, entre outros serviços.



Campeonato dos Policiais Militares da Bahia começa nesta sexta (9)

Postado: 08/10/2015 18:50
Vai começar nesta sexta-feira (09), mais uma edição da Copa Lino Pitanga Filho, a maior competição entre policiais e bombeiros militares da Bahia, e que nos últimos 10 anos vem integrando e possibilitando à tropa a prática de atividade física essencial para manutenção da saúde e o preparo exigido na atuação profissional. Formado por sete grupos compostos por quatro equipes, o torneio contará com a participação de 28 times de policiais e bombeiros militares de diversas unidades. A abertura acontecerá a partir das 08h30, com o confronto entre as quatro equipes do Grupo A: 23ª CIPM/Beirú-Tancredo Neves x BOPE, que estreia no torneio; e o atual campeão BEPE x 11ª CIPM/Barra. Já no sábado (10), a primeira rodada do Grupo B contará com o 14º GBM/Madre de Deus enfrentando o 3º GBM/Iguatemi, e a 5ª CIPM/Vera Cruz x 9ª CIPM/Pirajá. Os jogos vão acontecer no campo society do Clube Social da APPM-BA, em Lauro de Freitas.

O Copa tem previsão de término para fevereiro do próximo ano e garantirá para os melhores:

Campeão: troféu, medalhas e a premiação de R$ 2.000.00 (dois mil reais);

Vice-campeão-campeão: troféu, medalhas e R$ 1.000.00 (mil reais);

3º colocado troféu, medalhas e R$ 500,00 (quinhentos reais)

4º colocado: troféu, medalhas e R$ 300,00 (trezentos reais);

Artilheiro, goleiro menos vazado e o craque da copa: troféu e premiação de R$ 200,00 (duzentos reais).

A nona edição da competição teve sua final no dia 21 de março deste ano e teve a equipe do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos – BEPE como campeã ao vencer a seleção formada por policiais da 14ª CIPM-Lobado e da 18ª CIPM-Periperi.



Diretores da APPM percorrem interior em apoio a Pms punidos

Postado: 17/09/2015 09:47
Desde a última segunda-feira (14), diretores da APPM-BA estão percorrendo algumas cidades da Bahia, com o objetivo de acompanhar de perto a situação de associados e diretores, punidos por participação nos movimentos reivindicatórios de 2012. A equipe já visitou Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, e Ilhéus, ouvindo as necessidades dos policiais e observando o estado das locações que fora, disponibilizadas para o cumprimento punitivo em prisão administrativa.

«A APPM não desampara os policiais, somos uma família e como tal seguiremos juntos», disse o presidente Roque Santos.

«É uma luta constante e prazerosa amparar os colegas nesses momentos seja no campo psicológico ou classista», complementou a secretária geral Alaice Gomes.

Durante o trajeto eles ainda pararam nas estradas para conversar com policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária, ouvindo seus anseios.



APPM-BA participa de homenagens ao Dia do Soldado

Postado: 27/08/2015 11:33
A APPM-BA participou na última terça-feira (25) da cerimônia em homenagem ao Dia do Soldado, realizada pela Polícia Militar da Bahia. Na oportunidade foram entregues medalhas por tempo de serviço a policiais militares, na Vila Policial Militar do Bonfim. A entidade esteve representada pelo presidente Roque Santos, pela secretária geral Alaice Gomes, pelo jornalista Edinei Dantas, coordenador jurídico Adroaldo Alves e pelo diretor de esportes Capinã.

Durante a solenidade, o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, acompanhado do comandante da 6ª Região Militar, general de divisão Artur Costa Moura, e do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, entregou medalhas aos policiais militares, oficiais e praças, que completaram 30 (ouro), 20 (prata) e 10 (Bronze) anos de efetiva atividade profissional, como reconhecimento aos bons serviços prestados à corporação.

Ao final da solenidade a guarda de honra desfilou em continência ao comandante da 6ª Região Militar, general de divisão Artur Costa Moura, maior autoridade militar presente no evento.



Associações dos policiais discutem greve, salário unificado e PECs em Brasília

Postado: 05/08/2015 00:27
Durante os dias 04 e 05 de agosto acontece em Brasília o XI Fórum Nacional de Segurança Pública, no auditório Antônio Carlos Magalhães, no Senado Federal. O presidente da Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPMBA), SGT PM Roque Santos, o diretor financeiro, SGT PM Antônio Jorge e o coordenador geral, SGT PM Pinto estão participando do evento, que é uma realização da Associação Nacional de Entidades Representativas de Militares e Bombeiros do Brasil (ANERMB) e conta com a participação de dirigentes de classe de vários Estados brasileiros, dentre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Pará, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Acre, Alagoas e Piaui.

Diretores de associações de policiais militares de vários estados do Brasil estão reunidos nos dias 04 e 05 de agosto, em Brasília, no XI Fórum Nacional de Segurança Pública. Na oportunidade estão sendo discutidos assuntos de interesse da categoria, dentre eles a PEC024, que cria o Fundo Nacional da Segurança Pública; o PL 7645 de 2014, que prevê o fim das medidas restritivas de liberdade como punição administrativa previstas nos códigos disciplinares das corporações; o projeto de ascensão única para carreira policial e bombeiro militar; a PEC 56, que oferece nova redação ao §6º do Art. 144 da Constituição Federal para excluir a previsão de que as Policias Militares e os Corpos De Bombeiros Militares são Forças Auxiliares e de Reserva do Exército e o acesso único para carreiras militares estaduais.

Da reunião resultará um documento que será entregue ao senador João Capebaribe, com cópias pra os deputados federais também eleitos pela força dos policiais militares. São sete deputados federais hoje, o maior número já eleito pra representar os policiais na Câmara Federal.

Os policiais baianos estão representados pela Associação de Praças da Polícia e Bombeiros Militares da Bahia – APPMBA, através do Presidente SGT PM Roque Santos, do diretor financeiro SGT PM Antônio Jorge e do coordenador geral SGT PM Agnaldo Pinto.

O evento, que é uma realização da Associação Nacional de Entidades Representativas de Militares e Bombeiros do Brasil (ANERMB) e conta com a participação de dirigentes de classe de vários Estados brasileiros, dentre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Pará, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Acre, Alagoas e Piauí.

Participaram ainda os seguintes parlamentares: senador João Capiberibe, deputado federal Major Rocha, deputado Major Olímpio, deputado federal Cabo Sabino e o deputado federal subtenente Gonzaga.

Repúdio – Em nota a ANERMB, que representa aproximadamente 700 mil militares entre policiais, bombeiros, inativos e pensionistas, repudiou o parcelamento do salário dos servidores. “Se for para cortar receitas que não seja do servidor que arrisca sua própria vida em prol do cidadão rio-grandense”, disse a nota.



Bombeiros, Salvador Card, promoções, Saúde e Greve 2012 são temas de encontro de diretores da APPM-BA com Comandante Geral

Postado: 12/07/2015 10:20
Diretores da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPM – BA – da capital e do interior estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (10), com o Comandante Geral da corporação, coronel Anselmo Brandão. Da reunião resultou a boa notícia para os Bombeiros que já têm curso de que o comandante geral está sensível à ideia de que estes não devem repetir o curso e tomará as medidas necessárias. A APPM-BA já havia pleiteado em reunião anterior a realização do curso para bombeiros que há muito tempo não acontecia, pedido atendido pelo comandante e uma turma já foi formada oxigenando a corporação e elevando a autoestima dos Bombeiros Militares. Outras demandas foram levadas pelos diretores da APPM ao comandante geral como a situação precária de algumas unidades policiais; reclamações da tropa do interior sobre a escala em ciclo; a situação dos policiais que estão respondendo PAD por envolvimento na greve de 2012; a dificuldade da tropa do interior em homologar atestados, tendo que vir à Salvador onde fica a Junta Médica e para confecção de documentos, sugerindo a volta da Junta Itinerante. Pediu também o acompanhamento do comandante à situação do Salvador Card, para que haja uma definição em favor da tropa, principalmente buscando uma solução rápida para os novos soldados que não estão conseguindo confeccionar o cartão. Além de buscar informações sobre a continuidade dos cursos e promoções.

O Coronel Anselmo Brandão respondeu que vem buscando valorizar a tropa de diversas maneiras, entre elas atualizando a tão atrasada entrega das medalhas, essencial para possibilitar a promoção dos praças e graduados. Está sendo concluído um levantamento e em breve será publicada portaria contendo o nome de todos os policiais e onde estão alocados. “Muitos policiais já foram prejudicados por estarem em um local na prática, mas oficialmente em outro. Venho adotando uma postura de apoiar a tropa”, disse o comandante.

Sobre os policiais que estão respondendo por participação na greve o coronel disse que está sendo pressionado a punir deliberadamente, mas ele não irá fazer caça as bruxas. “Estou analisando cada caso. Punições vão existir, mas para corrigir e não para massacrar os policiais. Decisões mais duras só serão tomadas para os casos extremos, não há predisposição em punir deliberadamente”, esclareceu.

Sobre a descentralização da Junta Médica o comandante prometeu estudar soluções, e que inclusive já está abrindo concurso para novos médicos como parte do projeto de reabrir o Hospital da PM e oxigenar a policlínica.

Sobre o Salvador Card, assim como a APPM já tem agendada reunião com os diretores Horácio Brasil e César Nunes, o comandante irá marcar um encontro com eles para tentar soluções favoráveis à corporação.

Sobre os cursos e concursos o coronel Anselmo afirmou que continuará chamando sargentos e cabos para o curso e que o concurso interno, se ocorrer, em nada vai atrapalhar os mais antigos. Disse ainda que a previsão é de que 900 sargentos e 3600 cabos sejam chamados até o final do ano. Encerrando a reunião o coronel Anselmo Brandão reforçou a disposição em estreitar os laços com a Associação, que é uma ferramenta importante para se ter conhecimento dos anseios da tropa. Inclusive marcou um encontro com a regional de Juazeiro, no final deste mês, quando participará de um evento nesta cidade, e vai aproveitar para conhecer de perto as demandas da tropa de sua cidade natal.

Representaram a APPM nesta reunião o presidente da APPM-BA, Roque Santos, o vice-presidente e vereador por Jequié, SD Gilvan, além de Ronikley da ASPOJER de Jequié e região, Ozenildo da ABME de Guanambi, Clebson, Jeferson e Coqueira da ABERCS de Juazeiro.



Código militar e carreira única são discutidos no X Fórum Nacional de representantes dos Policiais e Bombeiros Militares do Brasil

Postado: 26/04/2015 20:27
Aconteceu na semana passada, entre os dias 22 e 24 de abril de 2015, na cidade de Caldas Novas, em Goiás, a 10º edição do Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do Brasil. O evento realizado periodicamente tem como o objetivo debater vários temas de interesse da tropa brasileira.

A PM baiana esteve representada pela Associação de Praças da Polícia Militar – APPM-BA, através de seu presidente sargento Roque Santos, o vice, vereador e soldado Gilvan, a secretária geral soldado Alaice Gomes e o diretor do departamento financeiro sargento Antônio Jorge.

Entre os palestrantes estava o coronel Sergio Antonio Berni de Brum, Juiz - Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, que falou, entre outros assuntos, da importância da reforma do código penal militar, e que já tem um grupo de Magistrados trabalhando nesta reforma. Na oportunidade, o presidente da APPM-BA, Roque Santos, reforçou a importância da reforma, haja vista o abuso por parte de alguns superiores hierárquicos, que fazem mau uso do código, inclusive para prender policiais por motivos banais, além do fato de o código penal militar confrontar a constituição de 1988 em muitos de seus artigos, tornando-se inconstitucional. “Investir no homem e na mulher policial é de fundamental importância em qualquer abordagem sobre segurança pública”, ressaltou.

A carreira única foi apresentada pelo diretor da ANERMB, Edmar Soares da Silva, presidente da associação de cabos e soldados do Mato Grosso, tema muito polêmico e de difícil consenso.

O vice-presidente da APPM, Gilvan, apresentou o tema politização dos policiais militares, quando falou da necessidade de termos representantes nas câmaras municipal, estadual, federal e no senado. “Vários projetos que dizem respeito à vida e a carreira dos polícias e bombeiros são apresentados, e muitas vezes não temos a oportunidade de debater, emitir opiniões ou sugerir”.

O coronel Silvio Benedito Alves, comandante geral da polícia Militar de Goiás, falou da importância do ciclo completo de polícia, para um melhor funcionamento da segurança pública em geral, e da importância do diálogo aberto com os representantes da categoria, como forma de resolver algumas demandas dos policiais.

O coronel Carlos Helbingen Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros de Goiás, falou da importância do fim das sanções disciplinares restritiva de liberdade, acreditando que este tema é de suma importância para tornar as corporações mais humanizadas.

O secretário de segurança de Goiás, Delegado Federal Joaquim Mesquita, falou que, além dos investimentos em materiais e equipamentos, deve-se também e principalmente se investir na vida e na carreira dos policiais, o que já vem acontecendo em Goiás e favorecendo a redução dos índices de violência no Estado.

O evento contou também com a presença de alguns parlamentares oriundos da tropa e representantes de 19 estados brasileiros.



Associações iniciam negociação salarial com o Governo

Postado: 09/04/2015 10:14
A APPM-BA participou de uma reunião promovida pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia, nesta quarta-feira (08), com o objetivo de avaliar a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do Estado, e criar uma contra proposta para levar à mesa de negociação. Participaram do encontro representantes de sindicatos das diversas secretarias do Estado.

Proposta inicial do Governo: Disse que não tem recursos para dar aumento sem correr o risco de não poder pagar. Previsão de 297 milhões no orçamento para aumento de todos os servidores e que a arrecadação estava reduzida.

Situação Atual: Após pressão da FETRAB, o governador ofereceu 70 milhões de reais, além dos 297 milhões previstos no orçamento, para aumento de todos os servidores públicos, porém os servidores teriam que aceitar a seguinte proposta:

- 3.5% de aumento a partir de Março de 2015. Sem o retroativo de Janeiro e Fevereiro.
- 2.91% de aumento em Dezembro de 2015. Sem retroativo algum.
- 2.43% de aumento somente para equiparar ao salário mínimo, em Dezembro de 2015. Sem retroativo algum.

Participaram da reunião que ocorreu no gabinete do Deputado Manassés, na Assembleia Legislativa da Bahia: representando a APPM-BA o seu Presidente Roque Santos, Alaíce Gomes, Adroaldo Alves e Wesley, o Deputado Manassés, o ex-deputado Capitão Tadeu, o Subtenente Evaldo do Observatório da Cidadania, o Major Sena da Força Invicta dentre outros.

Já nesta quinta-feira (09), a APPM-BA participará da comissão que vai se reunir com o Governo para discutir as propostas.



APPM-BA participara de Audiência Pública na OAB

Postado: 26/03/2015 20:58
Mantendo o compromisso de estar presente em todas as ações de interesse da Tropa, a APPM-BA participou da audiência pública para discutir as condições da atividade policial no cenário baiano, promovida pela OAB, na manhã desta quarta-feira (25). Com o tema “Quem Protege o Policial? a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia – promoveu um marco no trato da temática da segurança pública do estado e um embrião que deve ganhar força e repercutir pelas demais unidades da federação, a partir de solicitação das associações representativas da Tropa.

Fruto derivado de uma outra audiência pública proposta pela presidência da entidade no mês de fevereiro, audiência esta que abordou a ação desencadeada pela Corporação na região da Estrada das Barreiras onde, em confronto com guarnições, doze pessoas com fortes indícios de práticas de diversos delitos vieram a óbito, a audiência desta quarta-feira buscou dar um contraponto: o que aflige a vida do policial em sua rotina de trabalho? Quais medidas são adotadas para minimizar os efeitos dos traumas sofridos pelos profissionais de segurança pública na execução de sua atividade? O que os governantes estão fazendo para aumentar a qualidade de vida desses profissionais? Estes e outros temas foram abordados pelos diversos representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, representantes de associações e representantes de seguimentos sociais que marcaram presença no encontro.

O Presidente da APPM-BA, Roque Santos, pediu mais respeito ao policial militar. “Eu acredito que audiências como esta contribuem para diminuir a violência em geral se feitas com frequência. A violência que o policial militar vem sofrendo é um desrespeito ao estado e à própria sociedade. Os policiais militares estão preparados para a defesa da sociedade, porém precisam de respaldo para isso. O policial militar não precisa ser execrado, ele conhece bem sua missão e vem cumprindo”, salientou ele.

Com um quórum bem menor que na audiência pública promovida no mês passado, a reunião desta quarta-feira serviu para propor a ampliação do debate iniciado pela OAB naquela oportunidade. Como resultado mais palpável temos, ao menos, a certeza de que uma nova vertente foi aberta nesta discussão e que os profissionais da segurança pública atuam diariamente na defesa da sociedade e carecem sim de atenção, de amparo, de assistência e do devido reconhecimento advindo de tão valoroso mister.



BEPE é Campeão da Copa SD Lino Pitanga de Futebol

Postado: 22/03/2015 19:26
Um time de policiais acostumados a estar nos estádios acompanhando as fracas partidas de Bahia e Vitória foi o campeão da 9ª Edição da Copa Lino Pitanga Filho, promovida pelo Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da APPM-BA. Talvez se espelhando no que viu nas Copas das Confederações e do Mundo, a equipe do Batalhão Especializado no Policiamento de Eventos - BEPE - se qualificou para ser o melhor time da Polícia Militar na temporada 2014/2015 e conquistou o seu primeiro título em apenas três anos de fundação. A conquista foi confirmada na manhã deste sábado (22), no Campo Society do Clube Social de Lauro de Freitas, onde o BEPE venceu uma seleção formada por policiais da 14ª CIPM/Lobato e da 18ª CIPM/Periperi por 1 a 0.

Festejado também foi o terceiro lugar conquistado pelo time do 18º BPM/Pelourinho, campeão da edição 2013/2014. O bom time treinado pelo Capitão Barros goleou por 5 a 1 o Esquadrão Águia. Muita gente foi prestigiar a final, colegas, amigos, familiares, representantes da imprensa e entre eles o Coronel Lázaro, comandante do Comando de Policiamento Especializado, que representou o Comandante Geral da PMBA, Coronel Anselmo Brandão, em viagem de serviço. “O comandante geral deixou claro que tem total interesse em incentivar este tipo de ação que une a tropa, contribui com o bem estar e a saúde do policial”, salientou o Coronel Lázaro.

Participaram ainda, o Comandante do BEPE, Tenente Coronel Costa Ferreira, o Subcomandante do BEPE, Major Elbert Vinhático, o ex-arbitro e diretor de arbitragem da Federação Baiana de Futebol – FBF – Wilson Paim, e a representante da secretaria de saúde do município de Lauro de Freitas, Ana Kelly. A cerimônia contou também com emoção nas homenagens ao policial Washington Luiz dos Santos Cruz, que perdeu a vida neste ano em função da profissão, ele era zagueiro da Rondesp RMS.

O Goleiro Wellington do BEPE foi eleito o melhor da competição, Edinei do Batalhão de Choque foi o artilheiro e Moreira da 14ª CIPM o craque. A 10ª edição do Campeonato de Futebol dos Policiais Militares está prevista para ser iniciada no mês de agosto.



Novo Clube em Porto Seguro

Postado: 01/03/2015 20:41
A Diretoria da APPM visitou nesta semana o terreno de Porto Seguro, onde será construído mais um Clube Social, para possibilitar aos policiais militares atividades cuidando da saúde e uma opção de lazer para os momentos de folga.

Na oportunidade foi assinada a ordem de serviço para a 2ª Etapa da construção. Estiveram presentes o presidente da APPM o Sgt Roque Santos, o vice presidente Soldado Gilvan, o diretor financeiro Antonio Jorge, a secretaria geral Alaice Gomes, além dos diretores de Porto Seguro, o Cabo Sansão, e os diretores de Eunápolis Sgt Miranda e Calheira.

Será um grande empreendimento da entidade em Porto Seguro para atender aos sócios de todo o estado da Bahia.



Atividades no Clube seguem a todo vapor

Postado: 01/03/2015 20:38
Atenção senhores Associados e Amigos! Estamos realizando aulas de hidroginástica, natação, futebol e artes marciais no Clube Social de Lauro de Freitas.

FUTEBOL às terças e quintas, das 14 às 17 horas.
NATAÇÃO às quartas e sextas, horário a combinar, infantil e adulto.
HIDROGINÁSTICA às terças e quintas, das 16 às 17 , das 17 às 18 , das 18 às 19, das 19 às 20 horas.
KARATE E KICKBOXING , das 14 as 16.
Contatos , 88759664 , 82152778.



Em defesa da Tropa diretores se Reúnem em Jequié

Postado: 03/02/2015 10:20
Os diretores da APPM-BA de toda a Bahia se reuniram em Jequié no último final de semana. O objetivo foi reunir todos os guerreiros da nova diretoria e alinhar as ações com o objetivo de buscar cada vez mais benefícios para os policiais e bombeiros militares não apenas em Salvador, mas em todo o estado. O local escolhido teve justamente o objetivo de descentralizar as ações da Capital e dar mais atenção às demandas do interior. «Acreditamos que a APPM-BA forte e unida reflete em melhores condições de vida e trabalho para nossos Associados e seus Familiares», disse o presidente Sargento Roque Santos.

O 1º Encontro de Regionais aconteceu na Câmara de Vereadores de Jequié, espaço conseguido pelo nosso vice-presidente, Vereador e Soldado Gilvan. A diretora Angélica, de Irecê, juntou-se ao coro unanime e agradeceu por ter participado do encontro, que além de ter discutido temas importantes para o futuro da entidade, levantou temas importantíssimos para a tropa. «Sugiro que estes encontros ocorram mensalmente. Precisamos unir forças, unificar ideias e pensamentos, pois nossos associados contam conosco e precisam mais do que nunca de quem lute por suas causas», salientou ela.



Comandante Geral participa de Café da Manhã na APPM-BA

Postado: 08/01/2015 10:29
A APPM-BA realizou em sua Sede Administrativa, no Caminho de Areia, em Salvador, na manhã desta quarta-feira, 7, um café da manhã em agradecimento aos serviços prestados em prol da categoria pelo Coronel PM Alfredo Braga de Castro, que passará o Comando da Polícia Militar da Bahia para o Coronel PM Anselmo Alves Brandão, na próxima sexta, dia 9.

Toda diretoria esteve presente no evento e coube ao SGT PM Araújo proferir as palavras elogiosas agradecendo em nome das Praças pelas conquistas em parceria com a APPM-BA. Esteve presente também o SGT PM Jackson, presidente da Associação dos Sargentos, que em seu discurso fez comentários enaltecendo a trajetória do Comandante a frente da Tropa.

Foi uma manhã prazerosa, com troca de agradecimentos, onde o Comandante falou da importância de uma instituição séria, como a APPMBA, contribuir com o sucesso de um comando. O Coronel Castro aproveitou para sugerir que a Gestão Justiça Social continue na mesma linha do entendimento e ficou saudosista quando visualizou na plateia representantes da velha guarda, como os sargentos Capinam e Roque César, o cabo Pereira, entre outros, relembrando inclusive de histórias marcantes.

Em um discurso emocionado o ex-presidente da APPM-BA, Sargento PM Agnaldo Pinto, disse que nesta parceria entre a APPM-BA e o Comando Geral a Tropa foi a maior beneficiada e ele teve o privilégio de presidir a entidade durante maior parte do comando do Coronel Castro, a quem intitulou como eterno Comandante Geral, ao que o Oficial devolveu intitulando-o como eterno presidente da APPM-BA.

Ao final o presidente da APPM-BA, SGT PM Roque Santos, salientou a importância do Coronel Castro na politica de valorização dos policiais e bombeiros militares, principalmente as Praças e da alegria de recepcionar o Comandante que com o sentimento de dever cumprido finalizou agradecendo a presença de todos desejando ao Comandante que assume todo sucesso.



© 2018 APPM-BA [ Justiça Social ]