APPMBA participa do XV Fórum Nacional da ANERMB, em Fortaleza

Postada, 02 de maio de 2017 às 12h06

A Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia - APPMBA participou entre os dias 27 e 28 de abril, do XV Fórum Nacional da ANERMB – Associação Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, realizado em Fortaleza/CE. O evento reuniu representantes de policiais militares de todo o país para discutir assuntos de interesse da categoria e trocar informações e vivências entre os Estados.

Representando a Entidade, marcaram presença o presidente, Sgt PM Roque Santos, o  presidente da Comissão Fiscal, Sgt. PM Adroaldo e o diretor jurídico, Sgt PM Lima. 



Entre os temas abordados no primeiro dia do evento os palestrantes trataram de questões como: a importância do Setor Jurídico nas Associações, por Dr. Micias Bezerra; crime internacional e o seu reflexo na Segurança Pública discutido pelo representante da ACSMS, Edmar Soares; suicídios  e tentativas de suicídios em profissionais da Segurança Pública do Ceará, 2000 a 2014, pelo Maj CBMCE Edir Paixão; saúde  mental do policial pela socióloga Dayse Miranda; a importância da representatividade a nível nacional pelo deputado federal Major Rocha; a importância da representatividade a nível estadual  pelo deputado federal Capitão Wagner; e Previdência dos militares pelo deputado federal Cabo Sabino. 



Já no segundo dia do encontro que foi aberto pelo secretário de Segurança Pública  do Ceará e  Delegado Federal, André Costa, foram discutidos assuntos como Seguros de vida para policiais do Brasil pela Star Safe Tânia Santos e Simone Torres; e Militares estaduais e a comunicação na era da Internet pelo tenente PMCE Anderson Duarte. 



Em sua apresentação, o Secretário de Segurança Pública do Ceará, Dr. André Costa, discerniu sobre a importância da valorização do policial em todos do aspectos que, segundo ele, é uma das prioridades de investigação do DHPP de Fortaleza descobrir casos de policiais que foram mortos por marginais, seja em confronto em serviço ou fora dele. “Existe um padrão de investigação para casos de policiais“, afirma.

Para o presidente da APPMBA, Sgt PM Roque Santos, o encontro é uma grande oportunidade para debater assuntos sobre   a vida e a carreira dos militares estaduais  que na maioria das vezes  ocorrem simultaneamente nos  Estados." O evento é uma possibilidade de buscarmos respostas da ANERMB  e dos deputados federais que representam a categoria para as situações que ocorrem com a tropa em diversos estados brasileiros".

Apresentando uma situação que vem acontecendo com os policiais militares da reserva  na Bahia, que é a cassação de proventos que significa o cancelamento do recebimento do salário de policiais aposentados se caso forem  condenados em processos administrativos, Sgt PM Roque Santos ressaltou que apesar dos mesmos contribuírem com a previdência desde que iniciam a carreira e até quando passam para a reserva, têm enfrentado esse problema, mas que a APPMBA mesmo  buscando incessantemente resolver esta questão, o Estado tem feito descaso. "O Estado continua praticando esse descaso  sem levar em conta que esses que sofrem a pena de cassação de proventos não tem outro forma de se manter e cuidar  da sua família, pois  a maior parte deles já estão na faixa dos 55 a 60 anos. 


Segundo o presidente, a Entidade não medirá esforços para tentar barrar a questão seja através do judiciário ou da mudança ou construção de uma nova lei.

Após as palestras do dia, a diretoria executiva Nacional da ANERMB se reuniu para concluir as atividades do evento.


Clique AQUI e acesse a galeria de fotos.

Comente!

 

 



 

Utilizamos cookies para lhe oferecer uma melhor experiência em nossas páginas. Ao clicar em " OK " você concorda e continua navegando.