O PL 1645/19 e a redução nos proventos dos militares estaduais da Bahia

Postada, 26 de outubro de 2019 às 7h59

Foi aprovado no dia 24, em Comissão Especial da Câmara dos Deputados o texto base do PL 1645/19, que trata das propostas de mudanças no sistema de proteção social dos militares estaduais. 

Com esta aprovação, policiais e bombeiros militares terão as mesmas regras de inatividade dos militares das Forças Armadas, sendo estes, integralidade e paridade entre ativos, inativos e pensionistas.

O projeto reduz a contribuição da alíquota para os militares estaduais da ativa, em contrapartida passam a contribuir sobre o valor bruto. Os inativos (reserva e reforma) que contribuem sobre o valor que excede o teto do INSS, além dos(as) pensionistas e inativos que atualmente não contribuem.

A não garantia do posto imediato e adicional de inatividade impactará em aproximadamente 40% sobre os proventos dos praças que não tenha completado os 30 anos de serviço até 31/12/19.

Aos que já estão na corporação haverá o pedágio de 17% sobre o tempo que falta para a inatividade (30 anos), e aos novos integrantes o tempo de serviço será de 35 anos. 

Considerando as possíveis mudanças, é necessário avaliar criteriosamente os pontos positivos e negativos, mas, acima de tudo, é necessário garantir a manutenção dos direitos.

Diante disto, buscaremos reunir com as demais entidades representativas dos militares estaduais para discutir sobre os temas.


Roque Santos
Presidente do Conselho Administrativo da APPMBA

Comente!

 

 



 

Utilizamos cookies para lhe oferecer uma melhor experiência em nossas páginas. Ao clicar em " OK " você concorda e continua navegando.